Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Sindilat e Univates formam primeira turma do Programa de Formação em Qualidade do Leite

Postado as 06/10/2023 16:45:15

Por Natalia Nissen

Com informações da Assessoria de Imprensa do Sindilat/RS

A primeira edição do Programa de Formação em Qualidade do Leite, promovida pelo Sindicato da Indústria de Laticínios e Produtos Derivados do Estado do Rio Grande do Sul (Sindilat/RS) em parceria com a Universidade do Vale do Taquari - Univates, contou com a participação de 40 alunos. O curso, realizado nos dias 27 e 28 de setembro, teve como principal objetivo capacitar laboratoristas envolvidos em diferentes etapas da análise do leite como matéria-prima, desde a recepção na plataforma até os laboratórios de análises físico-químicas e microbiológicas.

Natalia Nissen


Conforme o professor Daniel Neutzling Lehn, trocar experiências com as pessoas que estão no dia a dia do controle de qualidade do leite como matéria-prima é fundamental para reforçar os elos para a consolidação de uma cadeia produtiva robusta, tanto em relação ao que se produz quanto na garantia de confiança aos consumidores. Em sua aula, o doutor em Engenharia e Ciência de Alimentos abordou legislações básicas para o beneficiamento do leite e a composição físico-química, entre outros assuntos.

Já o especialista em Engenharia de Produção e gerente técnico do Laboratório de Qualidade do Leite do Unianálises, Anderso Stieven, explicou aos alunos os processos de coleta, transporte e descarregamento, além de apresentar as legislações vigentes e suas aplicações, da propriedade à indústria.

As aulas teóricas aconteceram de forma on-line e as práticas foram realizadas nos laboratórios da Univates, em Lajeado. Na etapa presencial, a responsável técnica do Laboratório de Físico-Química do Unianálises, Júlia Grasiela Spellmeier, orientou os alunos em algumas das atividades práticas e destacou que o curso é uma oportunidade de aperfeiçoamento e atualização. “O curso tem uma proposta bem abrangente com temáticas voltadas à legislação, a pontos críticos de processo e também de controle de qualidade”, afirmou Júlia. 

Já está prevista uma nova turma e as inscrições devem ser abertas em breve. Os interessados em realizar a formação podem manifestar interesse pelo e-mail sindilat@sindilat.com.br

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Logo ods-17