Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são trabalhados no componente curricular Compromisso Ético e Socioambiental

Postado as 09/10/2023 10:22:01

Por Lais Pontin Matos

Fazer com que os estudantes de graduação se tornem profissionais que analisam o impacto de seus atos individuais ou coletivos enquanto funcionários de uma organização e consigam, por meio desse tipo de reflexão, tomar melhores decisões para si mesmos e também para as empresas nas quais atuam. Esse é o objetivo principal do componente curricular Compromisso Ético e Socioambiental, ministrado pelo professor Daniel Auler nos cursos de Administração de Empresas, Ciências Contábeis, Gestão de Micro e Pequenas Empresas e Relações Internacionais da Universidade do Vale do Taquari - Univates.

Divulgação/Acervo Pessoal

Professor Daniel Auler ministra o componente curricular Compromisso Ético e Socioambiental.

O docente explica que a disciplina se divide em dois momentos. “Primeiro, procuro explorar com os acadêmicos os conceitos de ética e moral e suas aplicações em contextos organizacionais. Depois, trabalhamos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU)”, esclarece. Auler acrescenta que utiliza exemplos práticos do cotidiano das organizações para ilustrar os conteúdos do componente e torná-los mais tangíveis aos estudantes.

Na visão do professor, uma disciplina que aborda questões relacionadas à ética, à responsabilidade social e ao desenvolvimento sustentável acaba repercutindo profundamente na formação pessoal e profissional dos acadêmicos. “Com o aprendizado que constroem, os estudantes tornam-se muito mais conscientes dos seus atos e dos impactos que eles podem causar nas comunidades em que as empresas estão inseridas. Os alunos se percebem como agentes ativos na construção de uma sociedade, cientes do papel que devem desempenhar no mundo”, conclui.

Conheça alguns dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030

A Agenda 2030 é um plano de ação global que contempla, entre outras metas, 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Conheça alguns deles:

1) Erradicação da Pobreza;

2) Fome Zero e Agricultura Sustentável;

3) Saúde e Bem-Estar;

4) Educação de Qualidade;

5) Igualdade de Gênero;

6) Água Potável e Saneamento;

7) Energia Limpa e Acessível;

8) Trabalho Decente e Crescimento Econômico.

Agenda 2030 contempla 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Divulgação

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.

Logo ods