O GreenMetric World University Ranking 2023 foi divulgado na terça-feira, 5, durante a 28ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28), que está sendo realizada em Dubai, nos Emirados Árabes, e certificou a Universidade do Vale do Taquari - Univates como a universidade mais sustentável do Sul do Brasil pelo terceiro ano consecutivo. O ranking é realizado pela Universidade da Indonésia (UI) e aponta as instituições ao redor do mundo que articulam ações em conjunto com a comunidade para reduzir sua pegada de carbono e combater a mudança climática global.
O GreenMetric considera 39 indicadores entre os critérios de Configuração e Infraestrutura, Energia & Mudanças Climáticas, Resíduos, Água, Transporte e Educação & Pesquisa. Nesta edição, a Univates atingiu 7.800 pontos, em uma escala de até 10 mil pontos, e alcançou o 204º lugar no ranking mundial. No ano passado, a Instituição havia ficado em 252º lugar, com 7.275 pontos. Em relação às instituições brasileiras, subiu uma posição e agora ocupa o oitavo lugar entre as avaliadas. A Universidade de São Paulo (USP) ocupa a posição de campeã brasileira neste ranking.
Ao todo, participaram 1.183 universidades, sendo 43 brasileiras. Na região Sul, são 12 universidades participantes, sendo seis gaúchas, duas de Santa Catarina e quatro do Paraná. A partir da avaliação dos critérios estabelecidos pela UI, a Univates conquistou a primeira colocação no Sul do Brasil. A holandesa Wageningen University & Research segue na liderança do ranking mundial.
Neste ano, conforme Schäfer, das seis categorias que o ranking avalia, em duas a Univates se manteve com a mesma pontuação (Energia & Mudanças Climáticas e Água) do último ranking e, nas outras quatro categorias, conquistou pontuação maior (Configuração & Infraestrutura, Resíduos,Transporte e Educação & Pesquisa).
Ele explica que o questionário sempre se refere às atividades desenvolvidas no ano anterior. Em 2022, a Univates funcionou a pleno, em um momento pós-pandemia, e isso fez com que um número maior de ações relacionadas à sustentabilidade fossem realizadas no campus.
Considerando que o número de universidades participantes no ranking segue aumentando anualmente, estar avançando posições todos os anos demonstra que estamos no caminho certo. O empenho de diversas equipes da IES é fundamental para a evolução a cada novo ranking Gustavo Schäfer, engenheiro ambiental da Univates.
O presidente da Fundação Univates, Ney José Lazzari, lembra que, desde 2017, a Instituição reforça sua contribuição para uma sociedade mais consciente em relação à sustentabilidade, à igualdade social, à saúde e ao meio ambiente e aderiu aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas. Ao longo dos anos, a Univates alinha suas atividades de prestação de serviço, ensino, pesquisa e extensão para gerar conhecimento e soluções para os desafios globais e para construir um futuro mais justo e sustentável para todos.
