Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram.
Em 2023 o Centro de Educação Profissional - CEP da Universidade do Vale do Taquari - Univates completa 25 anos de oferta de cursos técnicos.
Do passado ao presente
Atualmente o CEP Univates é a maior escola técnica da região do Vale do Taquari e uma das maiores do Estado. “Em número de cursos, seguramente é a maior instituição gaúcha e tem se firmado como referência pela qualidade da formação, graças à estrutura de laboratórios que disponibiliza para as práticas e à qualificação do seu corpo docente”, destaca a diretora, professora Edi Fassini.
Atualmente oferta 25 cursos (incluindo especialização técnica), tem cerca de mil estudantes e já diplomou mais de 4,2 mil profissionais, sem contar as centenas de formações modulares que certificaram vários auxiliares técnicos. O CEP também tem em torno de 100 professores, com carga horária variando entre 4 e 12 horas semanais.
Diferenciais
Os cursos oferecidos pelo CEP contemplam diferentes áreas profissionais e visam a preparar jovens e adultos para iniciar uma carreira profissional ou empreender mudanças e avanços em sua trajetória de trabalho.
Esses cursos utilizam em suas atividades a estrutura física, laboratórios, equipamentos tecnológicos usados no ensino superior e a biblioteca física e a virtual também utilizados pela Universidade. Os professores dos cursos técnicos são profissionais com formação em diferentes áreas do conhecimento e com experiência de mercado, o que garante aos cursos permanente alinhamento às necessidades do mundo do trabalho.
Os cursos técnicos do CEP Univates têm carga horária diferenciada - de 800 horas a 1.600 horas -, conforme regramento do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, e habilitam o diplomado para o exercício de profissões reconhecidas no mercado de trabalho.
Transformações ao longo do tempo
Para a gestora, “não há como uma empresa se estabelecer e avançar sem mão de obra qualificada. A competência dos profissionais técnicos se revela na qualificação de processos, na economia pelo não desperdício de materiais, insumos e adequado uso de equipamentos, além da liderança para evitar retrabalho”, acrescenta ela.
Programa Jovem Aprendiz Univates
O CEP também oferece programas de aprendizagem profissional, mais conhecido como Jovem Aprendiz Univates, que oportuniza iniciação na formação técnica de adolescentes e jovens de 14 a 24 anos, selecionados e contratados por empresas parceiras.
Os cursos Assistente Administrativo e Operador de Computadores do Jovem Aprendiz Univates promovem o autoconhecimento dos jovens para desenvolverem-se como profissionais tecnicamente competentes, dotados de atitudes responsáveis e empreendedoras, e, ainda, construtores de seu futuro.
Existem cerca de três dezenas de estudantes matriculados no curso de Assistente Administrativo, vinculados a duas empresas parceiras - Sicredi Região dos Vales e Hassmann S.A. -, e sete estudantes no curso de Operador de Sistemas de Computador, vinculados a uma empresa, a Hassmann S.A.
Cursos de qualificação profissional e de educação continuada
O CEP também oferta cursos de qualificação profissional, que são focados em temáticas muito específicas, alinhadas aos cursos técnicos do CEP Univates. Cada curso atende a interesses e necessidades de diferentes ocupações profissionais. Os cursos visam a contribuir para a capacitação de profissionais e a atualização de práticas que ofereçam qualidade, segurança e humanização no mercado de trabalho. Além desses, o CEP também oferta e intermedeia cursos de educação continuada que objetivam a aprendizagem e a qualificação profissional dos estudantes matriculados.
O futuro
Para o futuro, a diretora Edi Fassini assegura que “precisamos manter e avançar na qualidade de nossos cursos, estreitando sempre mais nossa relação com o mercado regional para melhor responder às suas necessidades, além de qualificar permanentemente o corpo docente para uso de tecnologias que avançam diariamente”.
Em 2024 o CEP terá novidades. “Para o início do próximo semestre, em 2024, estaremos oferecendo Especialização Técnica em Saúde do Trabalhador, que habilita técnicos em enfermagem para a atuação nas equipes de SESMT - Serviço Especializado de Segurança e Medicina do Trabalho, cuja função é garantir a integridade física e a saúde dos trabalhadores. É uma qualificação pós-técnico em enfermagem e prepara para responsabilidades específicas das empresas, que respondem ao Ministério do Trabalho”, informa Edi.
Veja aqui mais conteúdos publicados sobre os 25 anos do CEP
