O ano letivo da Universidade do Vale do Taquari - Univates é aberto oficialmente com a realização do Seminário Institucional e do Programa Institucional de Qualificação Docente. Os eventos começaram ontem, 14, e se estendem até a noite desta quinta-feira, no campus de Lajeado. A programação, que também é alusiva aos 55 anos de Ensino Superior na região, tem como principal objetivo provocar reflexões sobre o futuro da Instituição e o papel da Universidade como instrumento de mudança na sociedade.
As atividades são abertas a professores, gestores, tutores e funcionários técnico-administrativos e acontecem no auditório do Prédio 7. Ao longo de dois dias, são realizados painéis, seminários e saídas de campo para discutir aspectos da relação entre Universidade e cidade e indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, além de apresentações do grupo Vocal Univates.
Por isso estamos trazendo novamente essa discussão e, ao longo desses dois dias, vamos recuperar alguns momentos, inclusive das produções que foram feitas, para que a gente possa ter uma continuidade naquilo que estamos discutindo e naquilo que estamos propondo. Tiago Weizenmann, coordenador do NAP.
À noite, na abertura oficial do Seminário e do Programa Institucional de Qualificação Docente, a reitora, Evania Schneider, e a vice-reitora, Fernanda Storck Pinheiro, deram as boas-vindas ao público, falaram sobre as conquistas de 2023, projetaram 2024 e falaram sobre a importância das discussões apresentadas nos dois eventos.
Na sequência, o professor Tiago Weizenmann e a professora Merlin Janina Diemer, coordenadora pedagógica da área de extensão acadêmica, mediaram o painel “Territórios educativos: interlocuções entre a universidade e a cidade”, que contou com a participação dos professores Márcio Tascheto da Silva (da Universidade Franciscana, de Santa Maria) e Virgínia Kastrup (da Universidade Federal do Rio de Janeiro).
Segundo dia
Na manhã desta quinta-feira, foi realizada uma saída de campo com o tema “Aula em território: o que é possível quando ensino, pesquisa e extensão se encontram?”, orientada pelo professor Nestor André Kaercher (da Universidade Federal do Rio Grande do Sul).
À tarde, as atividades seguem com o Seminário de Leitura “Universidade: transformar, proteger, valorizar”, com o professor convidado Roberto Rafael Dias da Silva (da Unisinos, de São Leopoldo). À noite, o painel de encerramento terá o tema “Capilaridade educativa: conectando o trabalho dentro e fora da universidade”, que será ministrado pelo professor Nestor André Kaercher e pelo gerente de Educação do Instituto Inhotim (de Brumadinho, Minas Gerais), professor João Paulo Andrade.
