Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates recebe visita do CRA para estreitar laços com o Conselho e promover parcerias

Postado as 02/03/2024 11:31:19

Por Lucas George Wendt

Diéferson Wickert

A Universidade do Vale do Taquari - Univates, na última quinta-feira, 29, recebeu a visita do presidente do Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul (CRA/RS), administrador Flávio Cardozo de Abreu, acompanhado pela representante do CRA/RS na regional Santa Cruz do Sul, administradora Nicéia Wünsch. 

A reunião contou com a presença de representantes da Univates, incluindo o professor Gabriel Machado Braido, coordenador do curso de Administração (presencial); professora Angela Maria Haberkamp, coordenadora do curso de Administração (EAD); professora Fernanda Cristina Wiebusch Sindelar, coordenadora dos cursos Tecnólogos (EAD), e professora Cíntia Agostini, gerente de Relações com o Mercado da instituição. 

A reitora da Univates, professora Evania Schneider, também esteve presente. “O encontro foi importante para estreitarmos os laços da Universidade com o CRA, entidade representativa de um segmento de profissionais que contribuem para o desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Sul”, destaca a gestora. 

O encontro teve como objetivo estreitar os laços entre a Univates e o Conselho Regional de Administração, buscando uma colaboração mútua e oportunidades de parceria. O CRA/RS expressou interesse em envolver a universidade e seus cursos de Administração em suas atividades futuras, incluindo o prestigiado Fórum Internacional de Administração (FIA), programado para ocorrer em maio, em Gramado, e organizado pelo Conselho Federal de Administração (CFA). A Reitora foi convidada a participar do lançamento deste evento, representando a Universidade, no próximo dia 11. Além disso, foi estendido um convite para que a Univates organize uma comitiva de estudantes para participar do fórum.

O CRA/RS também convidou a Univates a submeter propostas para sediar eventos locais do Conselho, conhecidos como Ciclo de Debates de Administração (Cidead), que são ciclos de palestras levados para o interior do estado. A universidade está considerando apresentar propostas para sediar esses eventos no próximo semestre, como parte de suas comemorações pelos 40 anos do curso de Administração, que ocorrerá em 2025. A Univates também demonstrou interesse em ter o apoio e envolvimento do Conselho na organização dessas atividades comemorativas.

“Temos muito interesse em parcerias com o CRA e em desenvolver uma relação mais próxima com a entidade que representa os profissionais. Estamos à disposição do Conselho. Foi um encontro muito proveitoso para ambas as entidades e, além disso, para os nossos estudantes. A partir do contato mais próximo da Univates com o CRA, eles poderão conhecer mais da entidade e ampliar a compreensão da amplitude da profissão de administrador”, esclarece o professor Gabriel Braido. 

Diéferson Wickert

Rumo aos 40 anos

O curso de Administração da Univates, ofertado na modalidade presencial, com início de funcionamento no semestre A de 1985 na, então, Faculdade de Ciências Econômicas do Alto Taquari (Faceat), recebeu sua autorização para operar por meio do Decreto 91.135, datado de 13/03/85. 

Desde então, seu compromisso com a excelência tem sido reconhecido, conforme evidenciado pela Portaria Ministerial 721, de 21/12/89, que concedeu o reconhecimento oficial. Esse reconhecimento foi renovado recentemente pela Portaria do Ministério da Educação 210, de 25/06/2020, solidificando ainda mais sua posição como um curso que promove o desenvolvimento social na região do Vale do Taquari.

Ao longo de quase quatro décadas, o curso teve diferentes Linhas de Formação Específicas (LFE) vinculadas, como a LFE em Comércio Exterior. Em 2018 a Univates passou a ofertar o curso de Administração também na modalidade a distância (EAD). Ambos os cursos, atualmente, formam cerca de 100 graduandos por ano e contam com cerca de 500 estudantes matriculados. 

Logo ods