Univates e Instituto do Câncer Infantil discutem parcerias

Postado as 05/03/2024 12:39:36

Por Redação Univates

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.

No dia 29 de fevereiro, a Universidade do Vale do Taquari - Univates recebeu representantes do Instituto do Câncer Infantil (ICI), de Porto Alegre, para alinhamento de parcerias entre as instituições. Por parte da Univates, participaram do encontro a reitora, professora Evania Schneider, a vice-reitora e pró-reitora de Ensino, professora Fernanda Storck Pinheiro, o presidente da Fundação Univates, professor Ney José Lazzari, e gestores acadêmicos de ensino e pesquisa. O intuito da visita foi promover aproximações institucionais para a realização de ações e projetos em conjunto.

A comitiva do ICI foi composta por Valéria Folleto, gerente institucional; André Brunetto, gerente de Pesquisa; Julie Cerutti, coordenadora de Pesquisa Clínica; Mariane da Cunha Jaeger, coordenadora de Pesquisa Básica; Marialva Sinigaglia, coordenadora de Bioinformática; Karine Silva, dentista; e Germano Hofler, embaixador de Estrela.

O Instituto do Câncer Infantil é uma Organização não governamental (ONG) que, recentemente, ganhou o prêmio de melhor ONG do Brasil. “Essa organização dedica-se ao apoio a pacientes e familiares afetados pelo câncer infantil, oferecendo assistência em diversas formas, como fornecimento de roupas, alimentos e suporte estrutural em Porto Alegre, onde a maioria dos hospitais de referência para o tratamento do câncer infantil está localizada”, explica a professora Fernanda. O ICI conta com uma equipe multidisciplinar composta por profissionais como fonoaudiólogos, odontologistas, médicos, psicólogos e pedagogos.

No final de 2023, uma equipe da Univates esteve em Porto Alegre visitando o Instituto. “Agora, foi a vez de eles nos visitarem, como parte do esforço para promover parcerias entre as duas instituições”, complementa a vice-reitora. O escopo de trabalho ainda será discutido entre as gestões da Universidade e do ICI, mas Fernanda acrescenta que “essas colaborações podem se dar tanto no âmbito dos cursos de graduação, por meio de estágios, trabalhos de conclusão de curso e atividades de extensão, quanto nos cursos de pós-graduação, nos quais há também um foco em pesquisa”.

O Instituto do Câncer Infantil está envolvido em pesquisas de ponta, abrangendo desde estudos celulares e moleculares até pesquisas clínicas, epidemiológicas e de bioinformática. “Essa sinergia entre as instituições abre diversas possibilidades de colaboração, seja proporcionando oportunidades de aprendizado prático e pesquisa para nossos estudantes, seja explorando novas áreas de pesquisa em conjunto”, sugere Fernanda.

Fundado há 30 anos, desde o princípio o objetivo do ICI foi oferecer a crianças e a adolescentes com câncer a melhor oportunidade de vencer a doença. Os últimos dados divulgados pelo ICI indicam que, em 2022, a ONG realizou 24.881 atendimentos, mediou a doação de 51 toneladas de alimentos, auxiliou 504 pacientes, realizou a doação de 39.329 peças de vestuário e contou com 10.151 doadores ativos.

Logo ods