Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.
A comitiva do ICI foi composta por Valéria Folleto, gerente institucional; André Brunetto, gerente de Pesquisa; Julie Cerutti, coordenadora de Pesquisa Clínica; Mariane da Cunha Jaeger, coordenadora de Pesquisa Básica; Marialva Sinigaglia, coordenadora de Bioinformática; Karine Silva, dentista; e Germano Hofler, embaixador de Estrela.
O Instituto do Câncer Infantil é uma Organização não governamental (ONG) que, recentemente, ganhou o prêmio de melhor ONG do Brasil. “Essa organização dedica-se ao apoio a pacientes e familiares afetados pelo câncer infantil, oferecendo assistência em diversas formas, como fornecimento de roupas, alimentos e suporte estrutural em Porto Alegre, onde a maioria dos hospitais de referência para o tratamento do câncer infantil está localizada”, explica a professora Fernanda. O ICI conta com uma equipe multidisciplinar composta por profissionais como fonoaudiólogos, odontologistas, médicos, psicólogos e pedagogos.
O Instituto do Câncer Infantil está envolvido em pesquisas de ponta, abrangendo desde estudos celulares e moleculares até pesquisas clínicas, epidemiológicas e de bioinformática. “Essa sinergia entre as instituições abre diversas possibilidades de colaboração, seja proporcionando oportunidades de aprendizado prático e pesquisa para nossos estudantes, seja explorando novas áreas de pesquisa em conjunto”, sugere Fernanda.
Fundado há 30 anos, desde o princípio o objetivo do ICI foi oferecer a crianças e a adolescentes com câncer a melhor oportunidade de vencer a doença. Os últimos dados divulgados pelo ICI indicam que, em 2022, a ONG realizou 24.881 atendimentos, mediou a doação de 51 toneladas de alimentos, auxiliou 504 pacientes, realizou a doação de 39.329 peças de vestuário e contou com 10.151 doadores ativos.
