Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Cultura

Univates promove, a partir de 21 de março, a 2ª edição da intervenção “Poesia Salva”, abordando o bicentenário da imigração alemã no Brasil

Por Lais Pontin Matos

Postado em 21/03/2024 13:06:15


Compartilhe

A Universidade do Vale do Taquari - Univates, por meio do setor de Cultura e Eventos, vai promover, de 21 de março a 24 de abril, a 2ª edição da intervenção “Poesia Salva”, abordando o bicentenário da imigração alemã no Brasil. A ação, que ocorre em parceria com a Academia Literária do Vale do Taquari (Alivat) e a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Lajeado, faz parte da programação do IV Arte na Universidade.

Marcador de página ilustrado com poema selecionado pela Alivat.
Marcador de página ilustrado com poema selecionado pela Alivat.

 

Poesias de autoria de escritores da região e de outros locais estarão expostas pelos corredores dos Prédios 7, 8, 9 (a partir de 01/04) e 11, no Teatro e no saguão da Biblioteca (neste espaço também irá ocorrer a distribuição de marcadores de página ilustrados com poemas selecionados pela Alivat). A ideia é que o material seja apresentado em rotas de passagem e ocupação urbana, para que a comunidade possa vê-lo e apreciá-lo.

No dia 17 de abril, os escritores Ana Cecília Togni, Nara Terezinha Knaack e Rudimar Hausntein ministrarão a oficina “Conversando sobre Poesia e Prosa Poética”. O evento vai ocorrer na Copa do CRIE_TI, localizada na Biblioteca Univates, a partir das 19h.

A presença da poesia no campus serve para provocar visualmente e promover a reflexão. O objetivo da intervenção é colorir os ambientes, estimular a leitura e a interação e destacar a importância das obras na sociedade.

Mais informações sobre a intervenção podem ser obtidas pelo fone (51) 3714-7000, ramal 5944, ou pelo e-mail eventos@univates.br.

Bicentenário da imigração alemã no Brasil

2024 é o ano do Bicentenário da imigração alemã no Brasil. Em 25 de julho de 1824, os primeiros imigrantes alemães chegaram à cidade de São Leopoldo e começaram a estabelecer bases para uma significativa presença cultural e econômica no Sul do país.

Sensível à importância histórica desse marco, o governador Eduardo Leite assinou um decreto que prevê a realização de uma série de eventos, exposições e atividades culturais ao longo do ano, visando a celebração e o reconhecimento do impacto da imigração alemã no desenvolvimento do Rio Grande do Sul e do Brasil.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.

Intervenção ocorre a partir de 21 de março.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar