Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Aula+, Internacionalização

Docentes realizam formação e visitam instituições no México

Por Lucas George Wendt

Postado em 21/03/2024 13:18:26


Compartilhe

 

Participaram da viagem ao México as docentes Liciane Diehl, Suzana Feldens Schwertner e Paula Michele Lohmann (Ciências da Vida), Jamile Maria da Silva Weizenmann (Ciências Exatas e Engenharias) e Leila Viviane Scherer Hammes (Ciências Humanas e Sociais Aplicadas).

 

A intenção, conforme explica o pró-reitor de Ensino adjunto, professor Tiago Weizenmann, é que os docentes ampliem seus repertórios e adquiram novos conhecimentos que possam influenciar positivamente os cursos da Univates e, também, suas abordagens pedagógicas voltadas à graduação, produzindo um processo de capilarização para novas práticas que impactam diretamente o ensino.

“Assim sendo, as agendas das cinco professoras ocorrem em importantes instituições no contexto da educação superior do México, o que inclui reuniões com lideranças universitárias para conhecer suas propostas no ensino e seus modelos educativos inovadores, além de espaços físicos diferenciados voltados aos processos de ensino e de aprendizagem. Ainda, desses encontros poderão surgir novas parcerias, que envolverão os cursos de graduação da Univates, perspectivando a internacionalização”, detalha o pró-reitor de Ensino adjunto.

O foco das visitas está direcionado ao ensino. “A vivência em universidades como o Instituto Tecnológico de Monterrey, que está entre as instituições mais bem avaliadas da América Latina, permite que nossos professores conheçam iniciativas inovadoras para o ensino, que indicam mudanças tanto no currículo quanto nas propostas pedagógicas dos professores para engajar os estudantes”, complementa Weizenmann. “Acrescenta-se a ideia de visitar espaços que tenham criado propostas educativas arrojadas e inovadoras, conectadas com uma educação para o século XXI, dando atenção especial para os espaços voltados ao estudo (para uma relação de trabalho entre estudantes e professores), ao currículo e à pedagogia universitária”.

As professoras Liciane Diehl e Suzana Schwertner destacam as trocas relacionadas ao curso de Psicologia.

Próximas missões 

 

As próximas missões docentes serão realizadas na Espanha em abril deste ano e na Unicamp em maio.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar