Projeto Alfabeletrando retoma atividades em Garibaldi

Postado as 08/04/2024 11:47:29

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Nesta terça-feira (2), o projeto “Alfabeletrando”, desenvolvido pela Universidade do Vale do Taquari - Univates, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Smed), retomou suas atividades. A iniciativa está em sua 4ª edição na cidade de Garibaldi.

Neste ano, a ação educacional conta com 80 vagas, das quais 65 disponibilizadas na Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Santo Antônio, e as outras 15 na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Valentin Tramontina. As vagas são oferecidas para alunos regularmente matriculados no segundo e terceiro ano das escolas ligadas à rede municipal.

A iniciativa consiste em um projeto-piloto desenvolvido pela Univates em Garibaldi no ano de 2021, e renovado em edições posteriores. O objetivo é oferecer, no turno inverso da escola, nas terças e quintas-feiras, reabilitação pedagógica gratuita aos estudantes que se encontram com defasagem na alfabetização.

“O projeto complementa as aulas regulares por meio de uma proposta diferenciada. As aulas do Alfabeletrando têm uma abordagem lúdica, com muitos jogos, atividades interativas, desafios linguísticos e matemáticos e uso de tecnologia - tudo para tornar o processo de aprendizagem mais interessante e dinâmico”, explica a professora doutora Grasiela Kieling Bublitz, coordenadora do Alfabeletrando.

Logo ods