Lucas George Wendt

Biblioteca Univates lança templates para trabalhos de conclusão de curso

Postado as 10/04/2024 11:04:08

Por Pietra Darde

Pietra Darde

A Universidade do Vale do Taquari - Univates, por meio da Biblioteca Univates, agora oferece templates aos acadêmicos, que são modelos de documentos prontos para trabalhos de conclusão de curso e artigos científicos (para graduação e pós-graduação). Disponíveis em Word e Google Docs, os templates podem ser baixados diretamente da página da Biblioteca no site da Univates. Clique aqui para acessar.

Os modelos seguem as regras do Manual da Univates para Trabalhos Acadêmicos, que se baseia em diferentes normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), inclusive as que tiveram atualizações em 2023, como a NBR 10520/2023, que rege a elaboração de citações. Essas normas servem para uniformizar a forma de apresentação da produção científica brasileira.

Cada template é um documento contendo instruções para a apresentação visual conforme as regras de normalização, as quais devem ser seguidas na elaboração de trabalhos acadêmicos. Os modelos contêm funcionalidades que otimizam a performance dos acadêmicos, apresentando dicas para formatar a produção científica de maneira mais simples.

A ideia de disponibilizar os templates aos estudantes vem de uma demanda dos professores da graduação, que percebiam a grande dificuldade dos alunos na normalização de seus trabalhos de conclusão de curso.

A bibliotecária Gigliola Casagrande destaca que a aplicação das regras do Manual da Univates para Trabalhos Acadêmicos é um desafio, então, os templates podem agilizar esta tarefa. “Considerando que a apresentação adequada de trabalhos técnico-científicos tem grande relevância, pensou-se em facilitar o processo de normalização, permitindo que o estudante concentre seus esforços na construção de sua pesquisa”, explica.

Este novo produto que está sendo lançado é fruto de um trabalho desenvolvido pela equipe da Biblioteca, que se empenhou na elaboração e no desenvolvimento dos templates como uma melhoria a ser ofertada ao público interno, alusivo às comemorações dos 10 anos do Centro Cultural Univates.

Como utilizar

Modelo Google Docs: clique no template desejado e utilize a opção “Usar o modelo” para criar uma cópia editável em seu Drive.

Modelo Word: clique para baixar o template desejado, o qual poderá ser editado no Word do seu computador.

Saiba mais

Celebrando 10 anos em 2024, a Biblioteca Univates é uma das mais modernas do Brasil. Ela está equipada com tecnologia Radio-Frequency Identification (RFID) para gerenciamento de acervo, autoatendimentos (autoempréstimo/autodevolução) e segurança, além de contemplar sistemas automatizados que possibilitam a economia de água e energia. Para mais informações, entre em contato pelo e-mail biblioteca@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5981.

Logo ods