Divulgação

Secretária Simone Stülp visita turma de estudantes da Univates contemplados pelo programa Professor do Amanhã

Postado as 16/04/2024 13:34:28

Por PIETRA DARDE

A Secretária de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul, Simone Stülp, que também é professora na Universidade do Vale do Taquari - Univates, esteve na noite de segunda-feira, 15 de abril, no campus da universidade para um encontro com os estudantes do curso de Letras beneficiados pelo programa Professor do Amanhã. A visita ocorreu no Prédio 11. Na oportunidade, os alunos puderam interagir diretamente com uma das idealizadoras do projeto.

Além da secretária Simone, estiveram presentes a vice-reitora e pró-reitora de Ensino da Univates, Fernanda Storck Pinheiro; a coordenadora dos cursos de Letras da Univates (Português e Português/Inglês), professora Fabiane Olegário; a coordenadora institucional do Programa Professor do Amanhã, professora Grasiela Kieling Bublitz; e a professora do curso Kári Lúcia Forneck.

Pietra Darde

Fernanda Storck Pinheiro, vice-reitora e pró-reitora de Ensino da Univates, também participou do encontro

“Que bom ver que vocês estão envolvidos com o curso e com o compromisso que assumiram. Muitos já estão participando de projetos de extensão. Este curso foi formatado de jeito diferente, é muito especial. Então aproveitem para conhecer como este programa foi pensado, quanto trabalho técnico e político teve que ser feito para que a gente pudesse ter uma política pública como esta”, disse a vice-reitora e pró-reitora de Ensino da Univates ao grupo de estudantes.

Durante o encontro, Simone recordou sua trajetória profissional e apresentou os objetivos e projetos da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul, entre eles, o programa Professor do Amanhã. Ainda, Simone compartilhou os bastidores da construção do edital, que começou a ser elaborado em 2022, bem como ouviu os estudantes e esclareceu as dúvidas que tinham.

Um dos elementos que torna este programa inédito e inovador é algo que auxilia a permanência de vocês nos bancos da Universidade: a bolsa permanência. Este é um recurso que permite a vocês estarem aqui com mais tranquilidade. Me orgulho de estar aqui com vocês para ouvi-los também, para que a gente possa voltar para a secretaria pensando em melhorias necessárias
Simone Stülp

Estudante Natália Sarmento

A estudante Natália Sarmento, em sua fala, agradeceu pela oportunidade e ressaltou que “é um privilégio para nós todos estudar no melhor curso de Letras do Brasil. Nós compartilhamos nossas histórias e muita gente aqui já tentou fazer graduação outra vez e não conseguiu. Então este programa trouxe esta oportunidade de realização de sonho pra muita gente. Somos um grupo unido e nosso objetivo é chegar até o final e formar todos os 46 professores”, disse a aluna.

Saiba mais

A iniciativa inédita do governo do Estado busca fortalecer a educação básica no Rio Grande do Sul, por meio da  formação de professores de acordo  com a realidade do século XXI. Neste projeto inicial, foram destinadas mil bolsas de estudo, no valor de R$800 mensais aos estudantes e R$800 às universidades, como custeio dos cursos.

Na Univates, o início das atividades do grupo de 46 estudantes selecionados para cursar Letras - Português/Inglês por meio do Edital Professor do Amanhã aconteceu no dia 11 de março.

Secretária Simone visita turma de estudantes contemplados pelo programa Professor do Amanhã

Pietra Darde

Simone ouviu os estudantes e esclareceu dúvidas

Pietra Darde