Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Equipe da Univates visita espaços de inovação da UPF, em Passo Fundo

Postado as 19/04/2024 10:41:43

Por Lucas George Wendt

 

No dia 11 de abril, uma delegação da Universidade do Vale do Taquari - Univates, composta pela docente Grasiela Kieling Bublitz, coordenadora dos projetos Alfabeletrando e Professor do Amanhã, pelo professor e pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Carlos Candido da Silva Cyrne, pela docente dos cursos de Engenharia e Exatas Maria Claudete Schorr e pela gerente do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari - Tecnovates, Cristiani Reimers, realizou uma visita ao UPF Parque e ao Fab Lab amadomaker UPF, ambos situados na Universidade de Passo Fundo (UPF), em Passo Fundo.

Divulgação

 

A visita teve como objetivo conhecer estratégias inovadoras desenvolvidas pela UPF nas áreas do Ensino e Tecnologia, buscando promover a integração entre pesquisa, inovação e comunidade no Vale do Taquari a partir de experiências exitosas desenvolvidas pela UPF em seu ecossistema de inovação, educação e empreendedorismo.

“A visita ao UPF Parque teve como principal objetivo conhecer e interagir com um ambiente com características similares ao do Tecnovates e que também completou recentemente 10 anos de existência e atuação em prol do desenvolvimento de uma região. Conhecemos algumas das principais estratégias do UPF Parque para fortalecer os vínculos com as empresas incubadas, residentes e âncoras e ações de interação com a graduação e pós-graduação lato sensu”, informa a gestora.

Divulgação

 

“Como ambientes de inovação, também compartilhamos do desafio de aproximarmos cada vez mais a pesquisa acadêmica e o mercado e buscar a sustentabilidade financeira das nossas operações. A troca de experiências de boas práticas de atividades para motivar todos os atores do ecossistema nos motiva e nos oxigena. Como impressão geral da visita saímos com a satisfação de que estamos fazendo o melhor pelo fortalecimento do nosso ecossistema de inovação, promovendo interações com todos os atores envolvidos e com novas ideias para implementar”, completa Cristiani.

“A professora Maria Claudete e eu, a convite da Fab Lab amadomaker UPF, fomos conhecer o espaço de inovação e tecnologia, muito semelhante ao nosso Tecnovates. Como desenvolvemos em 2023 um projeto de robótica pela Sthem - Brazil e, em 2024, estaremos à frente de outro, essa visita nos proporcionou o contato com um ambiente interessante de articulação entre ensino, pesquisa e extensão”, explica a professora Grasiela Bublitz. 

Divulgação

Saiba mais

 

O Fab Lab amadomaker UPF, localizado no Centro de Convivência do Campus I da UPF, é um espaço que engloba uma variedade de máquinas controladas por computador, permitindo a criação colaborativa de projetos de fabricação digital. A sigla Fab Lab deriva de Fabrication Laboratory. O Laboratório tem como missão tornar a tecnologia mais acessível no cotidiano dos acadêmicos de diferentes cursos, bem como da comunidade regional.

Divulgação

 

Já o UPF Parque se apresenta como um ecossistema de inovação que conecta a pesquisa universitária a startups e grandes empresas, impulsionando a inovação e o desenvolvimento regional. Seu objetivo é fortalecer as competências nas áreas de ciência, tecnologia e inovação, criando condições propícias para o desenvolvimento de projetos e ideias, com foco nas vocações regionais, como agronegócio, saúde, educação e prestação de serviços.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.

Logo ods