Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates fortalece seu compromisso com a comunidade em resposta às cheias no Vale do Taquari

Postado as 03/05/2024 12:32:21

Por Redação Univates

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

Univates e Colégio Estadual Presidente Castelo Branco acolhem estudantes do ensino médio na retomada das aulas (22/05/2024)

- Univates divulga retomada das aulas e mudanças no Calendário Acadêmico (15/05/2024)

- Univates mantém suspensão das aulas até o dia 18, retorno previsto é dia 20 (09/05/2024)

- Univates organiza chave PIX para arrecadar doações para a Cozinha Solidária - Vale do Taquari (09/05/2024)

- Universo Univates oferece apoio psicológico a estudantes afetados pelos eventos climáticos (09/05/2024)

Universidades convocam comunidade para mapear os impactos dos eventos climáticos recentes no Rio Grande do Sul (07/05/2024)

- Eventos são suspensos, confira a lista (06/05/2024)

- Cursos da Univates elaboram cartilha para recuperação de eletrônicos afetados pela cheia (06/05/2024)

- Univates divulga orientações para estudantes afetados pela situação de calamidade pública (06/05/2024)

- Biblioteca segue aberta à comunidade para acesso a luz e internet (06/05/2024)

- Veja como será o funcionamento do campus da Univates e de serviços na próxima semana (04/05/2024)

- Univates divulga orientações para a próxima semana (03/05/2024)

- Biblioteca estará aberta à comunidade para acesso à luz e internet neste final de semana (03/05/2024)

Escritório Modelo de Arquitetura da Univates elabora mapas para cotas entre 31m e 40m em Lajeado (02/05/2024)

- NIH da Univates regista o maior acumulado de chuvas em Lajeado desde o começo de suas atividades (01/05/2024)

- Comunicado sobre atividades acadêmicas nesta terça-feira (30/04/2024)

Confira mais

- Defesa Civil Nacional, Defesa Civil Estadual, Bombeiros, Secretaria de Desenvolvimento Urbano do RS, pesquisadores do Instituto de Pesquisas Hidráulicas (IPH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Serviço Geológico do Brasil, Ministério Público, entre outras entidades estão trabalhando de diferentes formas e em diferentes pontos do campus para atender demandas da região. 

- Curso de Psicologia é apresentado como case e faz Relato de Experiência, sobre a atuação em apoio psicossocial no cenário do Vale do Taquari, contando sobre o que foi aprendido com a experiência de setembro de 2023, e como nos aconteceu a articulação das ações nesta ocasião.

- Cedência de espaços, energia, luz, internet e água para empresas da região trabalharem no Prédio 1 e no Tecnovates e, dessa forma, não paralisarem suas atividades. 

- Docentes da Univates em diferentes áreas prestaram serviços de disseminação de informações técnicas e especializadas em diferentes veículos de comunicação do RS. 

- Em setembro um grupo criou o PetsValeDoTaquari, um portal para ajudar a encontrar animais perdidos ou desaparecidos. Agora, o trabalho foi elevado ao nível estadual. O novo site passou a se chamar petsrs.com.br e já conta com mais de 5.000 pets cadastrados. 

- Apoio ao projeto “Uma Casa por Dia”, que busca a construção de residências para pessoas afetadas pela cheia.  

- Cedência do Complexo Esportivo para equipes das Forças de Segurança Nacional se acomodarem enquanto trabalham na região.  

- Cedência do Estádio Olímpico para pouso de aeronaves no campo, com eventual suporte para manutenção prestado por profissionais vinculados aos Cursos Técnicos. 

- Cedência de espaços para a Prefeitura de Lajeado transferir atividades da administração pública para o campus, uma vez que a sede do Poder Público Municipal foi atingida pelas cheias. 

- O curso de Farmácia (professores e voluntários estudantes do curso) está recebendo medicamentos com procedência de distribuidoras para armazenar, catalogar os medicamentos e encaminhar ao Consisa - Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Taquari, conforme a necessidade dos municípios do Vale do Taquari. 

- Atuação de docente junto à equipe da 16ª Coordenadoria Estadual de Saúde.

- Atuação de docente junto ao Instituto Médico Legal (IML) e Instituto Geral de Perícias (IGP).

- Dispensamos todos os funcionários do pronto entre 30 de abril e 10 de maio para que, quem pudesse, fosse ajudar pessoas na limpeza e ações de estabilização da região. 

- Adoção do teletrabalho para funcionários que não têm como se locomover à instituição, em Lajeado.

- Laboratório de Microbiologia e outros espaços técnicos foram disponibilizados para as empresas da região.

- Grupo que prepara distribuição de alimentos para pessoas com restrições alimentares usa uma sala cedida na Univates para acondicionamento dos itens: são opções seguras de alimentos seguros para alérgicos, intolerantes e celíacos.O contato é com Patrícia Vogel, por meio do telefone (51) 996151675.

- Mapeamento da condição geral dos estudantes quanto a transporte, internet, deslocamento ao campus, etc.

- Atuação docente no Serviço de Comando Integrado, que está localizado na sede dos Bombeiros, em Lajeado. 

- Atuação dos clowns do projeto Clown no Parque do Imigrante, como forma de promover a ludicidade entre as crianças no abrigo. 

- O Diretório Acadêmico de Medicina da Univates, em parceria com a Atlética de Medicina da instituição, aceita doações de qualquer valor através do PIX: aaamu@univates.br. Os valores arrecadados serão revertidos em recursos às famílias atingidas pela chuva.

- Cedência de espaços do campus para transmissões ao vivo de TV, uma vez que o campus mantinha acesso à internet e era um dos poucos espaços no Vale com este acesso.

- Cedência do espaço da Cozinha dos cursos de Gastronomia para produção de comida.

- Transferência do datacenter do Hospital Bruno Born, que corria risco, para espaço adequado na  Univates.

- O Centro Cultural Univates estará iluminado, permanentemente, com as cores da bandeira do Rio Grande do Sul como uma forma de solidariedade da Instituição à toda a população gaúcha e ao momento que o Estado enfrenta. 

Artigos

Sucesso é um esporte coletivo (17/05/2024) (Artigo)

Líderes sem cargos (14/05/2024) (Artigo)

Psicologia e medidas emergenciais em cenário de crise (14/05/2024) (Artigo)

Logo ods