Univates e Colégio Estadual Presidente Castelo Branco acolhem estudantes do ensino médio na retomada das aulas

Postado as 22/05/2024 14:40:31

Por Pietra Darde

A Universidade do Vale do Taquari - Univates, por meio do programa Explore, em parceria com o Colégio Estadual Presidente Castelo Branco, estará realizando, até o dia 24 de maio, atividades de acolhimento para os estudantes que retornam às aulas após um período de interrupção devido às enchentes que afetaram a região. As atividades iniciaram nesta quarta-feira, 22 de maio, com os alunos do 1º ano do Ensino Médio, que foram recebidos no auditório do Prédio 11 da Univates.

O evento contou com uma conversa mediada entre a equipe diretiva e professores do colégio, além do psicólogo do programa Explore, Gabriel Carvalho Peres.

“Entendemos que o sofrimento de cada um de vocês é único. Não posso comparar o sofrimento de uma pessoa com o de outra. É importante que respeitemos este momento e que, assim como estamos aqui neste auditório, estejamos juntos tentando lidar com este problema, nos apoiando, de mãos dadas, para que possamos superar isso”, explicou o psicólogo aos estudantes.

Além do momento de acolhimento, a Univates e o colégio disponibilizarão uma urna, no Prédio 3 da Instituição, com papeis em branco para que os estudantes possam se expressar livremente. Cartazes com frases de acolhimento também foram espalhados pelo campus, frequentado pelos estudantes do colégio, que utilizam as salas de aula do campus desde a enchente de setembro de 2023.

Até a próxima sexta-feira, 24 de maio, as atividades de acolhimento serão estendidas para os estudantes do 2º e 3º anos, que retornarão às aulas de forma gradual, na quinta e na sexta-feira, respectivamente.

Saiba mais sobre o Programa Explore da Univates

O programa Explore é uma iniciativa de relacionamento da Univates com as escolas da região. Devido à situação das enchentes, as atividades programadas estão temporariamente suspensas. A expectativa é que o programa retome suas atividades de forma adaptada a partir de junho.

As atividades acontecerão até a próxima sexta-feira

As atividades acontecerão até a próxima sexta-feira

Pietra Darde

Atividade conta com a participação do psicólogo do Explore, Gabriel Carvalho Peres