Glenn Carstens-Peters

NIH da Univates registra o maior acumulado de chuvas em um mês em Lajeado desde o começo de suas atividades

Postado as 24/05/2024 13:57:50

Por Lucas George Wendt

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates, clique nos links a seguir e receba semanalmente as notícias diretamente no seu WhatsApp ou no Telegram

O Núcleo de Informações Hidrometeorológicas (NIH) da Universidade do Vale do Taquari - Univates divulgou informações sobre as medições pluviométricas, destacando volumes históricos de chuva na cidade de Lajeado durante o mês de maio. Em abril, o NIH já havia registrado o maior acumulado de chuva em um único dia, que ocorreu na terça-feira, 30/04, com 187,2 mm.

Em relação ao mês com o maior acumulado, a Estação Meteorológica da Univates reportou um recorde de precipitação mensal em Lajeado, totalizando 625 mm de chuva até o momento (24/05/2024, 15h).

Esse valor supera os registros anteriores de março de 2016, com 544,6 mm, e abril de 2024, com 529,8 mm, representando a maior quantidade de chuva registrada em um único mês desde 2003. Embora os dados de maio ainda sejam parciais, eles já superam aproximadamente 240 outros meses constantes nos registros do NIH.

Como funciona a previsão do tempo do NIH?

A previsão do tempo é organizada a partir da compilação das informações disponíveis em diferentes portais de clima e tempo, além do acompanhamento de variáveis meteorológicas registradas pela estação meteorológica da Univates, em Lajeado, e pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)

Para isso, o setor consulta as mais variadas fontes, como: imagens do satélite meteorológico GOES 16 e Windy; modelos numéricos disponibilizados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe); imagens de radar meteorológico divulgadas pela Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica (Redemet) e Windy; mapas de previsão do tempo do National Centers for Environmental Prediction (NCEP/NOAA), do Windy e do Weather Online; a incidência de atividade elétrica do Inpe, do Sigma e do  Rede Integrada Nacional de Detecção de Descargas Atmosféricas - Rindat; e acumulados de chuva do Inmet e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais.

O NIH

O Núcleo atua nas áreas de meteorologia e hidrologia. Suas atividades consistem no monitoramento de elementos meteorológicos e hidrológicos, elaboração da previsão do tempo e transmissão dessas informações para veículos de comunicação da região. O NIH também acompanha alertas meteorológicos e hidrometeorológicos emitidos pelos sites do Inmet, Inpe e Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM). Além disso, as variáveis meteorológicas obtidas pela estação meteorológica instalada no campus da Univates, em Lajeado, formam um banco de dados de 21 anos, que pode ser utilizado tanto pelo público acadêmico quanto pelo privado.

Logo ods-15