Na tarde de 22 de maio, um grupo de estagiários do curso Técnico em Enfermagem da Universidade do Vale do Taquari - Univates realizou visita ao hospital de campanha instalado junto ao SESI, em Estrela. Montado pelo Exército Brasileiro para atender às vítimas das cheias que assolaram o Vale do Taquari no início deste mês, o local tem sido importante na prestação de cuidados médicos emergenciais à população afetada pelas cheias e pelos deslizamentos na região.
Acompanhados pela professora Maria Bernardete Koch Kranz, os estudantes foram recepcionados pela sargento Gabriela Freitas, diplomada do curso Técnico em Enfermagem da Univates, e pelo comando do grupamento. O início da visita foi marcado por explicações sobre a estrutura física e os processos de funcionamento do hospital de campanha e o trabalho realizado por voluntários que se deslocaram de diversas partes do Brasil para auxiliar nas operações.
Para a professora Maria Bernardete, as interações que os estagiários tiveram com Gabriela e com os outros profissionais atuantes no hospital de campanha foram enriquecedoras.
Poder auxiliar a comunidade em um momento em que as necessidades de cuidados de saúde são urgentes e a fragilidade de todos está mais acentuada é muito significativo. Em um cenário tão adverso, os estudantes acabam aplicando uma série de conhecimentos e desenvolvendo habilidades, valores e princípios que não são característicos em situações mais tranquilas. Com certeza, a visita nos possibilitou muitas reflexões e aprendizados Maria Bernardete Koch Kranz, professora do curso Técnico em Enfermagem da Univates.
Após saírem do hospital de campanha, os estagiários seguiram para o abrigo Cristo Rei, também em Estrela, onde puderam conversar com desabrigados e entender melhor os desafios enfrentados por eles. No Dia do Abraço, os estudantes abraçaram a causa da solidariedade e do acolhimento, reforçando o compromisso da assistência integral ao ser humano.
Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Clique nos links a seguir e receba diariamente as notícias no seu WhatsApp ou no Telegram.
