Com informações do Consórcio STHEM Brasil
Durante o X Fórum Internacional de Inovação Acadêmica do Consórcio STHEM Brasil, que aconteceu em abril deste ano, cinco trabalhos de diferentes instituições, entre eles um da Universidade do Vale do Taquari - Univates, receberam menção honrosa durante apresentação de relato de experiência. A professora Grasiela Kieling Bublitz foi a responsável por relatar o desenvolvimento da ação “Os desafios da extensão do currículo”, idealizado na área de Linguística, Letras e Artes na Univates durante as ações do projeto Vivências de Território.
Segundo a docente, os alunos tiveram a tarefa de investigar nas próprias localidades onde moram possíveis inserções extensionistas. O que ficou evidente, conforme Grasiela, no componente, foi o protagonismo dos alunos que tiveram de se organizar em grupos, procurar um local onde pudessem atuar, conversar com os responsáveis do território a fim de identificar as demandas, planejar as práticas com os colegas e ir ao território para desenvolvê-las. “Vários foram os territórios, entre os quais estão asilo, orfanato, casa de cultura, comunidade de imigrantes, entre outros”.
Confira os locais de ação apresentados no relato de experiência no X Fórum Internacional de Inovação Acadêmica do Consórcio STHEM Brasil e o que foi realizado pelos estudantes em cada espaço:
Casa de Repouso Bom Samaritano, em Cruzeiro do Sul: a ação realizada no espaço objetivou proporcionar aos idosos, nos finais de semana, momentos de conversa e, principalmente, de escuta atenta, em que, a partir da leitura de livros de literatura infantil, abordaram-se sentimentos dos mais variados, como alegria, medo e saudade. Também foi realizada a gravação de podcasts denominados Vovocasts, em que alguns idosos puderam gravar depoimentos sobre seus sentimentos e vivências.
Projeto Letras e Vozes, na cidade de Anta Gorda, na Casa de Cultura: uma aluna de Letras e uma de Pedagogia organizaram encontros no local para ler e debater sobre as escritas de autoras mulheres. A partir das reflexões, as acadêmicas estimulavam as participantes a escrever gêneros literários diferentes, a partir das experiências de vida.