Convergências e Tessituras na Universidade: Cultura Digital e IA é o tema do Seminário Institucional e do Programa Institucional de Qualificação Docente de 2025 da Universidade do Vale do Taquari - Univates. O evento, que teve início na segunda-feira, 17 de fevereiro, no auditório do Prédio 7, reúne docentes, tutores e técnico-administrativos, ao longo da semana, para reflexões sobre inovação, tecnologia e ensino.
A programação, voltada ao aprendizado e à troca de experiências, começou na tarde de segunda-feira com o planejamento docente coletivo e integrado e com reuniões dos colegiados dos cursos, para prosseguir aos planejamentos.
À noite, a abertura oficial contou com a presença da reitora da Univates, Evania Schneider; da vice-reitora, Cintia Agostini; do pró-reitor de Ensino e Extensão, Tiago Weizenmann; do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Luis Fernando Saraiva Macedo Timmers; do presidente da Fundação Univates, Carlos Cândido da Silva Cyrne; e do vice-presidente, Júnior Willig.
Dando início às discussões centrais do seminário, o jornalista e educador Alexandre Le Voci Sayad ministrou a palestra Quem tem medo da IA? - Oportunidades, Ética e Riscos na Educação. Sayad instigou o público a refletir sobre o impacto da inteligência artificial no ensino, abordando conceitos, funcionamento e aplicações da tecnologia de forma ética e crítica nos processos de aprendizagem.
Durante sua fala, a reitora Evania deu as boas-vindas e disse que é com satisfação que a Instituição dá início a mais um semestre letivo, marcando este momento com o Seminário Institucional e o Programa de Qualificação Docente. Tradicionalmente este é um espaço de reflexão sobre a missão institucional, sempre atento às tendências e desafios do mundo contemporâneo. Para a reitora, o tema que norteia as discussões deste ano é cada vez mais presente no cotidiano acadêmico. A reitora também agradeceu a presença dos colaboradores, desejando que esta seja uma semana inspiradora para a construção de um semestre repleto de aprendizado e crescimento.
A programação segue até sexta-feira, 21 de fevereiro, com paineis, palestras, rodas de conversa e oficinas, com o objetivo de proporcionar atualização e qualificação aos profissionais da Instituição.