Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Vale do Taquari

Univates apresenta primeiros estudos do Plano Diretor de Arroio do Meio em reunião comunitária

Por Redação Univates

Postado em 19/02/2025 08:55:39


Compartilhe

Na terça-feira, 11 de fevereiro, a equipe de Planejamento Territorial da Universidade do Vale do Taquari - Univates participou da primeira reunião comunitária do Plano Diretor de Arroio do Meio, organizada pela Prefeitura Municipal e sediada na Associação Comercial, Industrial e Serviços de Arroio do Meio (Acisam). 

O evento contou com a presença da vice-reitora da Univates, Cíntia Agostini, e da coordenadora institucional do projeto, professora Jamile Weizenmann. A prefeitura municipal, representada pelo prefeito Sidnei Eckert, fez a abertura do evento. Ainda, o promotor Sérgio Diefenbach esteve presente e realizou uma fala à comunidade sobre a importância do planejamento do futuro da cidade e dos processos participativos na consolidação do novo Plano Diretor. Além disso, o encontro contou com a participação de representantes da comunidade, instituições e associações, empresários e lideranças políticas, que contribuíram ativamente para o debate sobre o diagnóstico de Arroio do Meio e os próximos passos do Plano Diretor.

Compondo a equipe da Univates, os arquitetos e urbanistas Marcelo Arioli Heck, Josiane Scotton e Aline Scheibe apresentaram o escopo do trabalho que vem sendo desenvolvido desde julho de 2024 e que tem previsão de conclusão em meados de 2026. O evento teve como objetivo apresentar à comunidade os resultados dos primeiros relatórios desenvolvidos e detalhar os próximos passos do trabalho, com ênfase na participação da população na próxima fase de desenvolvimento do Plano Diretor. Desta forma, este evento marca o início do processo de revisão do Plano Diretor, que contará com audiências públicas e demais instrumentos participativos.

Para a coordenadora técnica da Univates designada ao município de Arroio do Meio, a arquiteta e urbanista Josiane Scotton, “este momento que se inicia agora de diálogo com a comunidade é de fundamental importância no processo de revisão do Plano Diretor, pois permite captar o conhecimento e a percepção da população que vive a realidade da cidade. Estas contribuições, juntamente com os dados técnicos que estão sendo coletados e produzidos pela equipe Univates, vão permitir que se construa um Plano Diretor adequado à realidade da cidade e que promova o desenvolvimento urbano sustentável para todos e todas.”

Além disso, foi um momento de compartilhar os resultados dos relatórios já desenvolvidos: o Zoneamento das Áreas de Risco e as Diretrizes Preliminares de Ocupação prioritária, que abordam informações e dados importantes para elaboração de políticas públicas e o desenvolvimento da cidade de forma segura. 

Josiane ainda destacou a ampla participação da comunidade de Arroio do Meio. “Agradecemos a todos que estiveram presentes e contamos com a continuidade da participação e contribuição de todos os munícipes nas próximas reuniões comunitárias e audiências públicas.”

Saiba mais

Os documentos são fruto de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedur) e a Universidade do Vale do Taquari - Univates, firmada em julho de 2024, e representam avanços na área do planejamento territorial diante do desafio das emergências climáticas que afetaram a região em reiteradas ocasiões entre 2023 e 2024.

Com um investimento de R$ 3,1 milhões do governo estadual, os Planos Diretores contemplam diretrizes de uso do solo, infraestrutura e construção, levando em consideração as vulnerabilidades específicas de cada município.

O que são os Planos Diretores?

 

Os Planos Diretores são instrumentos de planejamento urbano que estabelecem regras e diretrizes para a ocupação das cidades, com foco em desenvolvimento ordenado e segurança. Eles incluem estudos de zoneamento de risco e medidas preventivas contra desastres ambientais, além de diretrizes para a habitação, mobilidade e instalação de indústrias. O objetivo é evitar a repetição de tragédias, como as enchentes de 2023 e 2024, que afetaram amplamente a região.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar