Os periódicos científicos são espaços reservados à comunicação científica. É por meio deles que os estudos são divulgados e os conhecimentos técnicos, acadêmicos e científicos são postos à disposição da sociedade. Assim como os eventos científicos, são espaços formais de apreciação e crítica do trabalho de pesquisadores ? o que permite à ciência evoluir por meio da construção colaborativa do conhecimento, que só é possível se as informações científicas circularem.
As revistas Estudo & Debate e Signos são dois periódicos da Universidade do Vale do Taquari - Univates e divulgam a produção científica, publicando trimestralmente estudos em áreas diversas. Ambas as revistas estão com números novos disponíveis. Confira aqui os estudos novos publicados em Estudo & Debate e aqui os estudos divulgados no periódico científico Signos.
Estudo & Debate
PRODUÇÃO DE BIOGÁS NO COREDE NORTE/RS: LEGISLAÇÕES, PRODUTORES E IMPACTO SOCIOAMBIENTAL
Rúbia Carla Passaglia, Talissa Truccolo Reato, Danira Letícia Padilha, Darlan Christiano Kroth, Valdecir José Zonin
MONITORAMENTO DE IMPACTOS EM TRILHAS: ESTUDO DE CASO DA TRILHA DOS ARENITOS, PARQUE ESTADUAL DE VILA VELHA (PR)
Emerson Farias dos Santos, Jasmine Cardozo Moreira
MODELO STOCK-FLOW PARA A ECONOMIA BRASILEIRA: UMA ANÁLISE NO PERÍODO DE 2014 A 2019
Helberte João França Almeida, Ruth Mendes Toledo, Rafael Jasper Feltrin
TRANSFORMAÇÕES SOCIOECONÔMICAS E DEMOGRÁFICAS NO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE LITORAL SUL DA BAHIA: UMA ANÁLISE GEOGRÁFICA
Alan Azevedo Pereira dos Santos, Edvaldo Oliveira
O MODELO IA-CM NAS INSTITUIÇÕES ASSOCIADAS AO CONACI: FACILIDADES E DIFICULDADES NA IMPLEMENTAÇÃO
Thomaz Thomazi, Mariana Pereira Bonfim
AGRICULTURA FAMILIAR, COMERCIALIZAÇÃO E DINÂMICAS DE CONSUMO: UM ESTUDO EM FEIRAS NO MUNICÍPIO DE CRUZ DAS ALMAS – BA
Leiliane dos Santos Gonzaga, Letícia Andrea Chechi, Mariele Boscardin
PRODUTIVIDADE AGRÍCOLA NO SUL DO BRASIL DE 2006 A 2017
Helberte João França Almeida, Rafael Jasper Feltrin, João Lucas Batistela de Souza
Signos
(RE)SIGNIFICAÇÕES DE UM PROFESSOR SOBRE O ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL: RELATO-REFLEXIVO DE UMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA DE INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
José Jilsemar da Silva, José Cezinaldo Rocha Bessa
CONHECIMENTOS EXPLÍCITO E IMPLÍCITO: ABORDAGENS PRESENTES EM LIVRO DIDÁTICO UTILIZADO NA APRENDIZAGEM DE ESPANHOL
Jaqueline Canale, Gisele Benck de Moraes
A IMPORTÂNCIA DO EPISCOPADO E DOS MONASTÉRIOS PARA A CULTURA E A EDUCAÇÃO NA IDADE MÉDIA
Matheus Silva Castro
TEORIA DA EVOLUÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: O QUE ABORDAM OS LIVROS DIDÁTICOS
Júlia Nunes Pacheco, Júlia Wentz dos Santos, Cristiano Roberto Buzatto
NARRATIVAS DE UM GRUPO FOCAL DE PROFESSORES: PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS NO COTIDIANO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Jacqueline Silva da Silva, Carine Rozane Steffens, Andréia Cristina Pontarolo Lidoino, Cláudia Inês Horn, Iasmin Pozzebon
FRESTAS CURRICULARES PARA DESPACHAR O CARREGO COLONIAL: O ENSINO ENCANTADO DE CIÊNCIAS NA TRANSGRESSÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)
Thiago José Jesus Rebello, Rosane Moreira Silva de Meirelles
INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: UM MAPEAMENTO DA PESQUISA EM ETNOBIOLOGIA E TEMÁTICAS AMBIENTAIS
Roberta Gomes Araújo, José Augusto Aragão Silva, Francisco Eduardo Santos Sousa, Taline Cristina Silva, Wedson Silva Souto
O QUE PODE UM GRUPO DE PAIS EM UMA UTI NEONATAL? RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DE UM ESTÁGIO EM PSICOLOGIA HOSPITALAR
Luana Hofstätter Eidelwein, Elisângela Mara Zanelatto, Camila Mendes Vieira da Silva
PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA DE UMA ESCOLA PÚBLICA PARAENSE: PRÁTICAS DOCENTES QUE FAVORECEM UM ESTUDO CRÍTICO E REFLEXIVO
Cirlene da Silva Mendes, Eniz Conceição Oliveira
ESCRITA CRIATIVA E A SALA DE AULA INVERTIDA: EXPLORANDO MINICONTOS E MEMES COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Amanda Lwiggy Costa Tenutes Silva de Moraes, Marcos Aparecido Pereira
INCLUSÃO ESCOLAR NA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE NORMALIDADE E ANORMALIDADE
Jerusa Valquíria Welter, Neusete Machado Rigo
O PROCESSO EDUCATIVO E AS IMPLICAÇÕES DO MERCADO NA FORMAÇÃO DO SUJEITO
Anderleia Sotoriva Damke, Maria Sara De Lima Dias, Agnaldo da Costa
PERCEPÇÕES DAS PROFESSORAS QUANTO ÀS CONDIÇÕES VOCAIS E DE TRABALHO DE UM MUNICÍPIO DO ALTO SERTÃO PARAIBANO
Gleicy Nieskier Souza Ventura e Alencar, Amanda Louize Félix Mendes, Bárbara Tayná Santos Eugênio da Silva Dantas, Eduardo Lucas Sousa Enéas, Yolanda Abrantes Paletot, Maria Fabiana Bonfim de Lima Silva
PERCEPÇÕES E NÍVEL DE RETENÇÃO DO CONTEÚDO DA DISCIPLINA DE PATOLOGIA HUMANA EM ATIVIDADE ON-LINE NO FACEBOOK NO ENSINO SUPERIOR
Caroline Medeiros Martins de Almeida, Douglas Rodolfo Papale, Janaína Pimenta Lemos Becker, Everton Bedin
ENSINAR INGLÊS COM TECNOLOGIAS DIGITAIS: MOTIVAÇÃO DE PROFESSORES EM CONTEXTO DE PANDEMIA DE COVID-19
Simôni Cristina Arcanjo, Sandra Mari Kaneko Marques
DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO LETRAMENTO DIGITAL NA ATUAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR
Zuleick de Almeida Lima, Claudia Lúcia Landgraf Valério, Marcos Aparecido Pereira
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE VIOLÊNCIAS: SEU ESTADO DA ARTE E UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DE EXPERIÊNCIA SOCIOEDUCATIVA EM SÃO GONÇALO-RJ
Lucas Salgueiro Lopes, Arthur Vianna Ferreira
A CIÊNCIA NA ASSESSORIA DE IMPRENSA: CARACTERIZAÇÃO DA PRODUÇÃO NOTICIOSA SOBRE CIÊNCIA DE UNIVERSIDADES E CENTROS UNIVERSITÁRIOS NO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL
Lucas George Wendt, Jane Marcia Mazzarino
DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NO ENSINO REMOTO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL
José Pereira Rebouças Júnior, Agostinho Iaqchan Ryokiti Homa
LÍNGUA DE SINAIS EM CONTATO: UMA COMUNIDADE FALANTE DAS LÍNGUAS DE SINAIS DA FRONTEIRA BRASIL-URUGUAI
Mariana Pereira Castro
TRADUÇÕES DO CONCEITO DE SAÚDE NOS PROCESSOS DE CUIDADO: PERSPECTIVAS DE PESSOAS COM CÂNCER
Emília Biato, José Donato de Sousa Netto, Carolina Barbosa Carvalho do Carmo, Sílvia Portugal
TURMA DA MÔNICA: UMA ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DOS PERSONAGENS HUMBERTO E SUELI
Adriana Moreira de Souza Corrêa
REVISTA ACADÊMICA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: AVALIAÇÃO DA COMUNICAÇÃO INTERDISCIPLINAR DIGITAL
Ana Izabel Nascimento Souza, Cláudia Moura de Melo, Cristiane de Magalhães Porto
FORMAÇÃO DOCENTE PARA ATUAÇÃO EM CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS: O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA COMO POSSIBILIDADES
Diellen Soares Chesca, Silvia Zamberlan Costa Beber, Solane Cristina Felicetti Santin
NARRATIVAS DAS EXPERIÊNCIAS DE CUIDADO DURANTE A PANDEMIA: INTERFACES ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO
Andressa Silveira da Silva, Rita de Cássia Maciazeki-Gomes
CLUBE DE CIÊNCIAS E A PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA POR MEIO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
Andrey de Lima Czolpinski, Rafael da Costa Brito, Daniele Trajano Raupp
"AVALIAÇÃO DE TRÁS PARA A FRENTE": AUTOAVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM AULAS REMOTAS DE FÍSICA NO ENSINO SUPERIOR
João Batista Siqueira Harres
Saiba mais
A Univates publica três revistas científicas, que recebem e divulgam a produção acadêmica de estudantes, professores e pesquisadores, tanto da Universidade quanto de outras instituições de ensino e pesquisa. São os periódicos “Estudo & Debate”, “Signos” e “Destaques Acadêmicos”. O periódico “Caderno Pedagógico” encerrou suas atividades em 2017, 20 anos após o primeiro volume ter sido divulgado, em 1997.
Em 2017 uma nova forma de mensuração dos acessos às publicações foi implementada. Desde então, as publicações da Univates já somam mais de 1,2 milhão de visualizações de páginas. É uma média de quase 900 visualizações de páginas por dia, ininterruptamente, nos últimos quatro anos. Os acessos são oriundos de diversos países do mundo, em especial daqueles falantes de português.
Conhecimento em rede
As revistas da Universidade estão indexadas, ou seja, são reconhecidas e apresentadas, em diversas bases de dados, o que garante que os trabalhos publicados possam ser visualizados por usuários da internet que procuram por conteúdo científico em buscadores, como, por exemplo, o Google Acadêmico, os Sumários de Revistas Brasileiras (Sumários.org) e o Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto (Oasisbr).
Publicação on-line
Os últimos exemplares físicos das revistas foram disponibilizados em 2009. As publicações utilizam, desde 2010, o Open Journal System (OJS), sistema que permite o gerenciamento da submissão do material científico para publicação, do envio do material à divulgação dos estudos.
É um fundamento da ciência que os estudos sejam avaliados por outros cientistas, como uma forma de validar o conhecimento criado. É o que se conhece como avaliação por pares. Essa avaliação e revisão dos estudos, para garantir a imparcialidade, devem ser feitas sem que os avaliadores conheçam os responsáveis pelas pesquisas e os responsáveis, por sua vez, também não reconheçam os avaliadores.
Sistemas com o OJS permitem que os pares revisem o material científico sem conhecer detalhes adicionais, como os autores, apenas tendo acesso ao texto do estudo. Depois de avaliar, podem ser solicitados ajustes e explicações ? e todo o processo continua sem que os pesquisadores saibam por quem estão sendo avaliados.
