Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Revistas científicas Signos e Estudo & Debate têm novos números publicados

Por Lucas George Wendt

Postado em 19/02/2025 14:33:53


Compartilhe

Os periódicos científicos são espaços reservados à comunicação científica. É por meio deles que os estudos são divulgados e os conhecimentos técnicos, acadêmicos e científicos são postos à disposição da sociedade. Assim como os eventos científicos, são espaços formais de apreciação e crítica do trabalho de pesquisadores ? o que permite à ciência evoluir por meio da construção colaborativa do conhecimento, que só é possível se as informações científicas circularem. 

As revistas Estudo & Debate e Signos são dois periódicos da Universidade do Vale do Taquari - Univates e divulgam a produção científica, publicando trimestralmente estudos em áreas diversas. Ambas as revistas estão com números novos disponíveis. Confira aqui os estudos novos publicados em Estudo & Debate e aqui os estudos divulgados no periódico científico Signos. 

 

Estudo & Debate 

PRODUÇÃO DE BIOGÁS NO COREDE NORTE/RS: LEGISLAÇÕES, PRODUTORES E IMPACTO SOCIOAMBIENTAL

Rúbia Carla Passaglia, Talissa Truccolo Reato, Danira Letícia Padilha, Darlan Christiano Kroth, Valdecir José Zonin

  

MONITORAMENTO DE IMPACTOS EM TRILHAS: ESTUDO DE CASO DA TRILHA DOS ARENITOS, PARQUE ESTADUAL DE VILA VELHA (PR)

Emerson Farias dos Santos, Jasmine Cardozo Moreira

  

MODELO STOCK-FLOW PARA A ECONOMIA BRASILEIRA: UMA ANÁLISE NO PERÍODO DE 2014 A 2019

Helberte João França Almeida, Ruth Mendes Toledo, Rafael Jasper Feltrin

  

TRANSFORMAÇÕES SOCIOECONÔMICAS E DEMOGRÁFICAS NO TERRITÓRIO DE IDENTIDADE LITORAL SUL DA BAHIA: UMA ANÁLISE GEOGRÁFICA

Alan Azevedo Pereira dos Santos, Edvaldo Oliveira

  

O MODELO IA-CM NAS INSTITUIÇÕES ASSOCIADAS AO CONACI: FACILIDADES E DIFICULDADES NA IMPLEMENTAÇÃO

Thomaz Thomazi, Mariana Pereira Bonfim

  

AGRICULTURA FAMILIAR, COMERCIALIZAÇÃO E DINÂMICAS DE CONSUMO: UM ESTUDO EM FEIRAS NO MUNICÍPIO DE CRUZ DAS ALMAS – BA

Leiliane dos Santos Gonzaga, Letícia Andrea Chechi, Mariele Boscardin

  

PRODUTIVIDADE AGRÍCOLA NO SUL DO BRASIL DE 2006 A 2017

Helberte João França Almeida, Rafael Jasper Feltrin, João Lucas Batistela de Souza

 

Signos 

(RE)SIGNIFICAÇÕES DE UM PROFESSOR SOBRE O ENSINO DE PRODUÇÃO TEXTUAL: RELATO-REFLEXIVO DE UMA EXPERIÊNCIA DE PESQUISA DE INTERVENÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

José Jilsemar da Silva, José Cezinaldo Rocha Bessa

  

CONHECIMENTOS EXPLÍCITO E IMPLÍCITO: ABORDAGENS PRESENTES EM LIVRO DIDÁTICO UTILIZADO NA APRENDIZAGEM DE ESPANHOL

Jaqueline Canale, Gisele Benck de Moraes

  

A IMPORTÂNCIA DO EPISCOPADO E DOS MONASTÉRIOS PARA A CULTURA E A EDUCAÇÃO NA IDADE MÉDIA

Matheus Silva Castro

  

TEORIA DA EVOLUÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: O QUE ABORDAM OS LIVROS DIDÁTICOS

Júlia Nunes Pacheco, Júlia Wentz dos Santos, Cristiano Roberto Buzatto

  

NARRATIVAS DE UM GRUPO FOCAL DE PROFESSORES: PARTICIPAÇÃO DAS CRIANÇAS NO COTIDIANO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Jacqueline Silva da Silva, Carine Rozane Steffens, Andréia Cristina Pontarolo Lidoino, Cláudia Inês Horn, Iasmin Pozzebon

  

FRESTAS CURRICULARES PARA DESPACHAR O CARREGO COLONIAL: O ENSINO ENCANTADO DE CIÊNCIAS NA TRANSGRESSÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)

Thiago José Jesus Rebello, Rosane Moreira Silva de Meirelles

  

INCLUSÃO DE PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: UM MAPEAMENTO DA PESQUISA EM ETNOBIOLOGIA E TEMÁTICAS AMBIENTAIS

Roberta Gomes Araújo, José Augusto Aragão Silva, Francisco Eduardo Santos Sousa, Taline Cristina Silva, Wedson Silva Souto

  

O QUE PODE UM GRUPO DE PAIS EM UMA UTI NEONATAL? RELATO DE EXPERIÊNCIA A PARTIR DE UM ESTÁGIO EM PSICOLOGIA HOSPITALAR

Luana Hofstätter Eidelwein, Elisângela Mara Zanelatto, Camila Mendes Vieira da Silva

  

PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA DE UMA ESCOLA PÚBLICA PARAENSE: PRÁTICAS DOCENTES QUE FAVORECEM UM ESTUDO CRÍTICO E REFLEXIVO

Cirlene da Silva Mendes, Eniz Conceição Oliveira

  

ESCRITA CRIATIVA E A SALA DE AULA INVERTIDA: EXPLORANDO MINICONTOS E MEMES COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Amanda Lwiggy Costa Tenutes Silva de Moraes, Marcos Aparecido Pereira

  

INCLUSÃO ESCOLAR NA ÁREA DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA: UM ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE NORMALIDADE E ANORMALIDADE

Jerusa Valquíria Welter, Neusete Machado Rigo

  

O PROCESSO EDUCATIVO E AS IMPLICAÇÕES DO MERCADO NA FORMAÇÃO DO SUJEITO

Anderleia Sotoriva Damke, Maria Sara De Lima Dias, Agnaldo da Costa

  

PERCEPÇÕES DAS PROFESSORAS QUANTO ÀS CONDIÇÕES VOCAIS E DE TRABALHO DE UM MUNICÍPIO DO ALTO SERTÃO PARAIBANO

Gleicy Nieskier Souza Ventura e Alencar, Amanda Louize Félix Mendes, Bárbara Tayná Santos Eugênio da Silva Dantas, Eduardo Lucas Sousa Enéas, Yolanda Abrantes Paletot, Maria Fabiana Bonfim de Lima Silva

  

PERCEPÇÕES E NÍVEL DE RETENÇÃO DO CONTEÚDO DA DISCIPLINA DE PATOLOGIA HUMANA EM ATIVIDADE ON-LINE NO FACEBOOK NO ENSINO SUPERIOR

Caroline Medeiros Martins de Almeida, Douglas Rodolfo Papale, Janaína Pimenta Lemos Becker, Everton Bedin

  

ENSINAR INGLÊS COM TECNOLOGIAS DIGITAIS: MOTIVAÇÃO DE PROFESSORES EM CONTEXTO DE PANDEMIA DE COVID-19

Simôni Cristina Arcanjo, Sandra Mari Kaneko Marques

  

DESAFIOS E PERSPECTIVAS DO LETRAMENTO DIGITAL NA ATUAÇÃO PEDAGÓGICA DO PROFESSOR

Zuleick de Almeida Lima, Claudia Lúcia Landgraf Valério, Marcos Aparecido Pereira

  

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE VIOLÊNCIAS: SEU ESTADO DA ARTE E UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DE EXPERIÊNCIA SOCIOEDUCATIVA EM SÃO GONÇALO-RJ

Lucas Salgueiro Lopes, Arthur Vianna Ferreira

  

A CIÊNCIA NA ASSESSORIA DE IMPRENSA: CARACTERIZAÇÃO DA PRODUÇÃO NOTICIOSA SOBRE CIÊNCIA DE UNIVERSIDADES E CENTROS UNIVERSITÁRIOS NO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL

Lucas George Wendt, Jane Marcia Mazzarino

  

DESAFIOS E ESTRATÉGIAS NO ENSINO REMOTO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA NO CONTEXTO DO ENSINO FUNDAMENTAL

José Pereira Rebouças Júnior, Agostinho Iaqchan Ryokiti Homa

  

LÍNGUA DE SINAIS EM CONTATO: UMA COMUNIDADE FALANTE DAS LÍNGUAS DE SINAIS DA FRONTEIRA BRASIL-URUGUAI

Mariana Pereira Castro

  

TRADUÇÕES DO CONCEITO DE SAÚDE NOS PROCESSOS DE CUIDADO: PERSPECTIVAS DE PESSOAS COM CÂNCER

Emília Biato, José Donato de Sousa Netto, Carolina Barbosa Carvalho do Carmo, Sílvia Portugal

  

TURMA DA MÔNICA: UMA ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO DOS PERSONAGENS HUMBERTO E SUELI

Adriana Moreira de Souza Corrêa

  

REVISTA ACADÊMICA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: AVALIAÇÃO DA COMUNICAÇÃO INTERDISCIPLINAR DIGITAL

Ana Izabel Nascimento Souza, Cláudia Moura de Melo, Cristiane de Magalhães Porto

  

FORMAÇÃO DOCENTE PARA ATUAÇÃO EM CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS: O ENSINO POR INVESTIGAÇÃO E A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA COMO POSSIBILIDADES

Diellen Soares Chesca, Silvia Zamberlan Costa Beber, Solane Cristina Felicetti Santin

  

NARRATIVAS DAS EXPERIÊNCIAS DE CUIDADO DURANTE A PANDEMIA: INTERFACES ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Andressa Silveira da Silva, Rita de Cássia Maciazeki-Gomes

  

CLUBE DE CIÊNCIAS E A PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO CIENTÍFICA POR MEIO DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

Andrey de Lima Czolpinski, Rafael da Costa Brito, Daniele Trajano Raupp

  

"AVALIAÇÃO DE TRÁS PARA A FRENTE": AUTOAVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM EM AULAS REMOTAS DE FÍSICA NO ENSINO SUPERIOR

João Batista Siqueira Harres

 

Saiba mais

A Univates publica três revistas científicas, que recebem e divulgam a produção acadêmica de estudantes, professores e pesquisadores, tanto da Universidade quanto de outras instituições de ensino e pesquisa. São os periódicos “Estudo & Debate”, “Signos” e “Destaques Acadêmicos”. O periódico “Caderno Pedagógico” encerrou suas atividades em 2017, 20 anos após o primeiro volume ter sido divulgado, em 1997. 

Em 2017 uma nova forma de mensuração dos acessos às publicações foi implementada. Desde então, as publicações da Univates já somam mais de 1,2 milhão de visualizações de páginas. É uma média de quase 900 visualizações de páginas por dia, ininterruptamente, nos últimos quatro anos. Os acessos são oriundos de diversos países do mundo, em especial daqueles falantes de português. 

Conhecimento em rede

As revistas da Universidade estão indexadas, ou seja, são reconhecidas e apresentadas, em diversas bases de dados, o que garante que os trabalhos publicados possam ser visualizados por usuários da internet que procuram por conteúdo científico em buscadores, como, por exemplo, o Google Acadêmico, os Sumários de Revistas Brasileiras (Sumários.org) e o Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto (Oasisbr). 

Publicação on-line

Os últimos exemplares físicos das revistas foram disponibilizados em 2009. As publicações utilizam, desde 2010, o Open Journal System (OJS), sistema que permite o gerenciamento da submissão do material científico para publicação, do envio do material à divulgação dos estudos. 

É um fundamento da ciência que os estudos sejam avaliados por outros cientistas, como uma forma de validar o conhecimento criado. É o que se conhece como avaliação por pares. Essa avaliação e revisão dos estudos, para garantir a imparcialidade, devem ser feitas sem que os avaliadores conheçam os responsáveis pelas pesquisas e os responsáveis, por sua vez, também não reconheçam os avaliadores. 

Sistemas com o OJS permitem que os pares revisem o material científico sem conhecer detalhes adicionais, como os autores, apenas tendo acesso ao texto do estudo. Depois de avaliar, podem ser solicitados ajustes e explicações ? e todo o processo continua sem que os pesquisadores saibam por quem estão sendo avaliados.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar