No dia 23 de abril de 2025, a Universidade do Vale do Taquari – Univates recebeu a visita de uma comitiva da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí, em um encontro voltado à troca de experiências e ao fortalecimento da cooperação entre instituições comunitárias de ensino superior do Rio Grande do Sul. A visita teve como foco principal o compartilhamento de informações e práticas relacionadas à gestão da pós-graduação, comunicação institucional e estratégias de marketing e captação de estudantes.
A comitiva da Unijuí foi composta pelo Vice-Reitor de Administração, professor Edson Padoin, e pelas assessoras Adriane Mai e Marcia Zamin. Eles foram recepcionados na Reitoria da Univates às 10h30min, em uma atividade de boas-vindas que reuniu lideranças de diversas áreas da instituição.
Participaram da recepção institucional a reitora da Univates, Evania Schneider; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Luis Fernando Saraiva de Macedo Timmers; a chefe de gabinete da Reitoria, Carolina Scherer; o gerente do Núcleo Comercial, Jonatã Baroni; e o coordenador da Rádio Univates, Marcelo Petter. A acolhida aconteceu na sala 504 do prédio 9, sede da Reitoria da universidade.
Após a apresentação institucional, a programação seguiu com uma visita à Rádio Univates, localizada no Prédio 11, onde os visitantes puderam conhecer a estrutura e os projetos desenvolvidos pela emissora universitária. A atividade foi conduzida por Jonatã Baroni e Marcelo Petter, que apresentaram o funcionamento da rádio, sua programação e sua relação com a comunidade acadêmica e regional.
Durante a tarde, as discussões concentraram-se em temas ligados à comunicação, marketing e captação de estudantes. Às 13h30min, na sala 112 do Prédio 1 (Núcleo Comercial), a comitiva foi recebida por Daniel Comel Wallerius, gerente de Marketing e Comunicação da Univates; Joana Pereira, coordenadora de Performance em Comunicação; Marina Musskopf, supervisora da Central de Captação; e novamente por Jonatã Baroni. O grupo apresentou as estratégias utilizadas pela instituição para divulgar seus cursos e atrair novos estudantes, com destaque para ações digitais, campanhas institucionais e a integração entre os setores.
Encerrando a programação, das 15h às 16h30min, os representantes da Unijuí participaram de uma reunião sobre a organização da pós-graduação stricto sensu na Univates. O encontro, realizado novamente na sala 504 da Reitoria, contou com a presença do professor Luis Fernando Saraiva de Macedo Timmers; da professora Luciana Turatti, coordenadora de Pesquisa; e de Suzana Helena Strate Bonzanini, coordenadora da Secretaria de Pós-Graduação e Pesquisa. O grupo discutiu a forma como é atribuída a carga horária dos docentes da pós-graduação, abordando tópicos como o número de horas semanais dedicadas aos programas, o equilíbrio com a atuação na graduação, o número de orientações de alunos e a relação com projetos de pesquisa financiados por agências externas.