Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Extensão

Estudantes do curso de Museologia da UFRGS visitam Museu de Ciências da Univates

Por Lucas George Wendt

Postado em 28/04/2025 13:10:46


Compartilhe

Na última sexta-feira, 25 de abril, o Museu de Ciências da Univates (MCN) recebeu a visita de aproximadamente 60 pessoas vinculadas ao curso de Museologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A atividade contou com a participação de docentes, profissionais da área, mestrandos em Museologia e Patrimônio e estudantes de graduação em Museologia.

A programação iniciou às 14h, na área expositiva do MCN, localizada no subsolo do Prédio 8 da Univates. Em seguida, o grupo percorreu laboratórios de pesquisa — como o Herbário e o de Paleobotânica — e finalizou a visita no Centro de Memória, Documentação e Pesquisa (CMDPU) da instituição, onde puderam conhecer de perto o trabalho de preservação e conservação de documentos históricos. As atividades se encerraram por volta das 16h. Os estudantes foram recepcionados pela coordenadora do Miriam Kronhardt, e pelas funcionárias Aline Brentano e Úrsula Arend, do Museu, e Patrícia Schneider, do CMDPU. 

O objetivo da visita foi proporcionar aos estudantes um contato direto com a diversidade de acervos do Museu, que inclui coleções arqueológicas, paleontológicas, botânicas, zoológicas e documentais. Além disso, os visitantes puderam observar de que maneira a equipe do museu atua no setor educativo e na gestão dos acervos, elementos fundamentais para a formação de futuros museólogos.

A iniciativa envolveu turmas das disciplinas Iniciação à Museologia, ministrada pela professora Daniela Amaral — sendo esta a primeira viagem de estudos dos estudantes da primeira etapa do curso —, e Conhecimento e Sociedade, ministrada pelo professor Matheus Pereira. O evento também foi acompanhado pela professora do curso de Museologia Jeniffer Cuty.

Estrutura e atividades do Museu de Ciências da Univates

O MCN ocupa uma área de aproximadamente 1.000m² e abriga laboratórios de pesquisa em diversas áreas do conhecimento, como Acarologia, Arqueologia, Botânica, Ecologia e Evolução, Genética e Biologia Molecular, Paleobotânica e Evolução de Biomas, e Zoologia de Vertebrados. A Sala de Exposições do museu é aberta ao público nos turnos da manhã, tarde e noite, de segunda a sexta-feira. Grupos maiores podem agendar visitas guiadas com antecedência.

O museu também realiza uma série de atividades educativas e de extensão, envolvendo oficinas, palestras, exposições itinerantes e participação em eventos externos. Em 2024, os números de público demonstram o impacto e a abrangência do trabalho desenvolvido:

- 4.700 pessoas visitaram a Sala de Exposições, que abriga coleções sobre arqueologia, paleontologia, fauna e flora;

- 394 pessoas visitaram os Laboratórios de Arqueologia e Paleobotânica;

- 312 pessoas visitaram as coleções de Botânica, Paleontologia e Zoologia;

- 449 pessoas conheceram o Centro de Memória, Documentação e Pesquisa;

- 2.508 pessoas participaram de 128 oficinas realizadas dentro e fora da Univates;

- 902 pessoas participaram de 8 palestras organizadas pelo MCN;

- 16 pessoas participaram da Primavera dos Museus, evento interno promovido pela instituição;

- 10.899 pessoas visitaram as mostras itinerantes do MCN, levadas a 17 instituições ou escolas em 13 municípios;

- Durante feiras em que o MCN esteve presente, 68.800 pessoas passaram pelos estandes;

- Na Feira de Cursos da Univates, 3.000 visitantes conheceram a Sala de Exposições, os acervos e os laboratórios;

- 15.519 pessoas utilizaram o acervo didático do museu ao longo do ano.

Aproximação entre instituições

A visita dos estudantes da UFRGS é também um exemplo da importância da integração entre instituições de ensino superior para o fortalecimento da formação acadêmica e profissional. Segundo os organizadores, o encontro proporcionou trocas de experiências importantes para os graduandos e incentivou reflexões sobre os desafios e as potencialidades dos museus universitários e de ciência no Brasil.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar