Em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Vitória Scherer Schmidt discutiu a importância da leitura de clássicos literários durante o Ensino Médio para a formação do ser humano. A acadêmica do curso de Letras - Português/Inglês da Universidade do Vale do Taquari - Univates escreveu um artigo científico que analisou como as obras podem contribuir para o amadurecimento intelectual dos estudantes, além de refletir sobre como a escola pode favorecer o acesso ao universo literário de modo significativo.
A pesquisa qualitativa de Vitória foi orientada pela professora Rosiene Almeida Souza Haetinger, doutora em Letras. Foram realizadas entrevistas com sete professores de literatura do Ensino Médio de escolas de uma cidade do Vale do Taquari. Algumas das perguntas contempladas nas entrevistas foram as seguintes: Qual a sua relação com a literatura clássica?; Você trabalha com literatura clássica em sala de aula (justifique)?; Qual a importância da literatura clássica para a formação da pessoa?; e Qual o papel da escola para a formação de leitores de literatura clássica?
As respostas obtidas revelaram diversas perspectivas sobre a importância da literatura clássica no desenvolvimento dos estudantes. Em um primeiro momento, pode ser custoso aproximar os alunos das obras, conforme relata um professor. Tem aquilo da linguagem mais difícil, que não atrai. Os livros que não entendem, eles já não têm aquela vontade de ler e já param no início*, comenta. Levando em consideração esse desinteresse, outro educador explica que seleciona livros cujas histórias e temáticas ele acredita agradarem mais os adolescentes.
Um dos professores entrevistados afirmou que é na conversa e no debate que parece que o livro ganha ainda mais significado, parece que é ali que ele realmente desempenha seu papel*. Nenhum dos docentes discorda do fato de que a leitura dos clássicos se concretiza no momento em que é compartilhada, debatida e contextualizada em sala de aula, permitindo que os estudantes compreendam os conteúdos das obras e seu valor formativo. O clássico é bacana quando tu começa a entender o valor dele, mas ele se torna realmente especial quando tu tem pessoas com quem compartilhar e conversar sobre*, acrescenta outro educador.
Conforme lembra Rosiene, esse é um ponto importante no ensino de literatura na escola. Rildo Cosson, a partir da perspectiva do Letramento Literário, afirma que, embora a leitura de um livro seja um ato solitário, a sua apreensão é solidária - principalmente quando estamos nos referindo à exploração do texto literário no meio escolar. Isso favorece o compartilhamento de interpretações, o que enriquece a leitura sobre a obra. Nesse caso, cabe ao professor criar condições para que o debate ocorra entre os estudantes, explica a docente.
É muito importante que eu, como professor, tente proporcionar, dentro das minhas possibilidades, dentro daquilo que eu consigo, o máximo de cultura para eles [estudantes], porque talvez essa seja a única oportunidade que eles vão ter*, desabafa um entrevistado. Nesse sentido, os educadores reconhecem que o trabalho com literatura clássica na escola vai muito além da simples leitura obrigatória de obras do cânone. Trata-se de criar pontes entre o texto e a realidade dos alunos e da sociedade, despertando neles o interesse e a sensibilidade.
Ao declarar que um clássico é um livro que nunca terminou de dizer aquilo que tinha para dizer, o escritor italiano Ítalo Calvino lembra que essas obras continuam a fazer sentido mesmo com o passar do tempo, desafiando as pessoas a sempre revisitar suas próprias ideias e interpretações a partir do contato com a literatura.
Leia o artigo científico na íntegra clicando aqui.
*Transcrição literal da fala para manter a característica de entrevista.
Os bastidores da pesquisa
Nos depoimentos abaixo, Vitória e Rosiene detalham o processo de pesquisa, destacando os desafios que surgiram durante a investigação e os aprendizados pessoais que obtiveram com a realização do estudo.
Compor o trabalho final da graduação com certeza não é tarefa fácil, principalmente a etapa de escolha do tema. Inicialmente eu queria trabalhar com teoria literária, me utilizando da literatura clássica para compor o estudo. No entanto, o maior desafio foi que, ao longo do processo, percebi que falar de teoria literária não resolveria o verdadeiro problema: a escassez de leitores de literatura. Precisei esvaziar a minha mente e começar do zero.
Após diversas leituras que me conduziram pelos temas da importância da literatura e os desafios de seu ensino em sala de aula, meu tema surgiu. Não abandonei os clássicos, só precisei olhar por outra lente. O maior aprendizado foi o contato direto que a pesquisa me proporcionou com os professores entrevistados, que me mostraram suas perspectivas sobre a prática do ensino e da leitura de literatura clássica e que, mal sabia eu no momento em que realizava o TCC, me proporcionaram aprendizados que hoje utilizo em sala de aula com meus alunos do Ensino Médio. Além disso, o conhecimento adquirido através de cada conversa com a professora Rosiene com certeza enriqueceram minha pesquisa (obrigada mais uma vez, profe!) - Vitória Scherer Schmidt
Fiquei muito feliz com a escolha do tema do TCC da Vitória, pois o ensino de Literatura é um tema importante para alguém que está se formando em Letras e, mais do que isso, a formação de leitores é algo relevante para a formação humana e para o desenvolvimento da sociedade. Sendo assim, não só a pesquisa da Vitória vai ajudá-la a refletir e entender melhor esse processo, como também vai auxiliar no debate sobre esse tema por meio de apresentações e publicação do trabalho - Rosiene Haetinger