Seguindo com a proposta pedagógica do Aula+, os cursos de graduação da área de Gestão da Universidade do Vale do Taquari - Univates ofertam o componente curricular Empreendedorismo Social, que propõe reflexões e práticas voltadas à construção de soluções para desafios contemporâneos. Um dos projetos realizados no componente é o “Futuro Cooperativo”, idealizado por Matheus Leonhardt, estudante de Ciências Contábeis, que neste semestre irá realizar a segunda edição do projeto contemplando quatro escolas do Vale do Taquari/RS.
Auxiliar os estudantes do 3º ano do Ensino Médio no processo de escolha profissional e apresentar as possibilidades de atuação em cooperativas são os objetivos do projeto realizado por Matheus, que trabalha no ramo e percebeu os desafios que os estudantes enfrentavam no momento da decisão. A iniciativa foi estruturada nas atividades desenvolvidas pelos professores Bernardete Bregolin Cerutti e Samuel Martim de Conto, no semestre 2023/A, e começou como uma ação-piloto com uma única escola estadual. Após ser aprovado pelo Comitê de Inovação da cooperativa onde Matheus atua, o projeto foi expandido e beneficiará outras quatro escolas estaduais da região.
“É com imensa alegria que compartilho essa conquista e o sentimento indescritível que é estar à frente do projeto ‘Futuro Cooperativo’. A ideia surgiu em sala de aula, como uma atividade da disciplina Empreendedorismo Social, e hoje ganha vida com escolas estaduais próximas à sede da cooperativa. O objetivo é aproximar e apoiar estudantes do 3º ano do Ensino Médio no processo de descoberta de áreas e possibilidades profissionais, por meio da troca de experiências com colaboradores da própria cooperativa”, relata Matheus.
A iniciativa foi destaque no Jornal Certel, reforçando o papel da educação como motor de inovação social. Projetos como esse mostram que, quando os estudantes são incentivados a colocar suas ideias em prática, os resultados vão além das salas de aula.
Para a professora Bernardete, acompanhar a trajetória e o desenvolvimento dessas ideias é motivo de realização profissional: “Nosso objetivo com o componente curricular é justamente estimular um olhar sensível e uma postura empreendedora diante dos desafios sociais. Ver nossos estudantes liderando projetos com impacto real é uma das maiores recompensas do nosso trabalho”.
O professor Samuel destaca que o componente tem caráter extensionista, pois promove a integração entre universidade e comunidade, permitindo que os estudantes apliquem seus conhecimentos em situações reais. “A proposta é que os estudantes desenvolvam iniciativas que extrapolem os limites da sala de aula e gerem impacto positivo nos territórios em que estão inseridos, fortalecendo o compromisso social da formação acadêmica”, enfatiza.
A metodologia do componente curricular está alinhada à proposta pedagógica Aula+, que orienta os cursos de graduação da Univates. Com foco em atividades práticas e integradoras desde o primeiro semestre, o Aula+ amplia o papel do professor como mediador do conhecimento e estimula o protagonismo estudantil. O diálogo, o debate e o enfrentamento de novos desafios contribuem para o desenvolvimento de competências essenciais, elevando o nível de intelectualidade e empregabilidade dos estudantes.