Uma pesquisa realizada por uma diplomada do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade do Vale do Taquari - Univates analisou os processos de planejamento que as agências de comunicação do Vale do Taquari e da região metropolitana de Porto Alegre utilizam para desenvolver campanhas publicitárias. Larissa Bagatini apresentou seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em dezembro de 2024 para uma banca de dois docentes e um especialista. O professor Lúcio Siqueira Amaral Filho foi o orientador do artigo científico escrito por Larissa.
Com o apoio de seu orientador, Larissa realizou uma pesquisa de caráter qualitativo e exploratório, enviando questionários para profissionais de diversos cargos (da diretora de atendimento ao fundador) das agências Toyz Propaganda, Mathias e Lab8284, do Vale do Taquari, e Be Nice To People, Bistrô e Paim Comunicação, da região metropolitana de Porto Alegre. Todos os entrevistados mencionaram que consideram importante o processo de planejamento para o sucesso das campanhas de comunicação e as conexões das agências com seus clientes.
Embora todas as empresas entendam a importância do planejamento, isso não significa que elas empreguem as mesmas estratégias para o desenvolvimento de suas campanhas, é o que revelou a pesquisa conduzida por Larissa. A localização geográfica das agências não é um fator determinante para o seu funcionamento, como se poderia pensar em um primeiro momento. Descobriu-se que, tanto em Porto Alegre quanto no Vale do Taquari, as agências se adaptam e trabalham conforme o que acreditam que funciona melhor para seus clientes.
O desenvolvimento de rotinas próprias para determinar o planejamento de campanhas de publicidade parece respeitar as particularidades de cada equipe, cliente e projeto. Essa flexibilidade permite que as agências ajustem seus processos de acordo com cada situação, otimizando os resultados e criando campanhas que ajudem os clientes a atingir seus objetivos de marketing e de comunicação publicitária.
Leia o artigo científico na íntegra clicando aqui.
Os bastidores da pesquisa
Conversamos com Larissa e Lúcio para entender detalhes sobre o processo de pesquisa e ficar a par das descobertas que podem impactar o mercado publicitário das regiões do Vale do Taquari e de Porto Alegre. Confira o que dizem orientanda e orientador.
“Sempre acreditei no potencial de um bom planejamento – seja na publicidade, seja em qualquer outra área – como um guia essencial para a execução de projetos. Ao trabalhar com agências de publicidade, tive contato com diferentes setores e formas de atuação, e percebi como a ausência de um planejamento claro impactava diretamente na realização dos projetos. Essa vivência despertou em mim o interesse em entender por que algumas agências optam por ter um setor específico de planejamento em seus fluxos, enquanto outras delegam essa função a diferentes áreas – e, principalmente, como isso funciona na prática. Com a pesquisa do TCC, ficou evidente o consenso sobre a importância desse processo, ainda que ele possa ser estruturado de maneiras distintas.” - Larissa Bagatini
“Acredito que mapear os fluxos de trabalho e as rotinas dentro das agências é fundamental para entender, de fato, como funciona o mercado publicitário. Uma das coisas interessantes que percebemos com a pesquisa da Larissa foi que, ao contrário do que muitas pessoas possam pensar, não existe uma única maneira correta ou um modelo fixo para realizar o planejamento de campanhas publicitárias. Cada agência adapta os processos de acordo com suas equipes, com as necessidades dos clientes e com as especificidades de cada projeto. Outro ponto que ficou claro foi que as práticas das agências do Vale do Taquari não diferem muito das adotadas pelas agências da região metropolitana de Porto Alegre, que é o mercado mais significativo do Estado. Isso demonstra que o mercado local está alinhado às principais tendências e práticas do setor.” - Lúcio Siqueira Amaral Filho