Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Institucional

Professores da Univates estreitam laços institucionais com a Universidade Estadual do Maranhão

Por Lucas George Wendt

Postado em 07/05/2025 12:24:58


Compartilhe

Objetivando fortalecer as estratégias de internacionalização e fomentar novas possibilidades de cooperação acadêmica, os professores Rogério José Schuck e Derli Juliano Neuenfeldt, representantes do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) da Universidade do Vale do Taquari - Univates, realizaram recentemente uma visita institucional à Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). A agenda teve como foco a construção de redes colaborativas voltadas à pesquisa, ao ensino e à extensão, com ênfase na qualificação mútua dos programas de pós-graduação.

A programação da visita contou com reuniões com diferentes setores da UEMA, incluindo a Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Estudantis (Proexae), o Núcleo de Tecnologias para Educação (UEMAnet), além de encontros com coordenadores, docentes e colaboradores da instituição maranhense. Em todas essas instâncias, os diálogos giraram em torno da troca de experiências institucionais e da construção de parcerias sustentáveis entre os programas de pós-graduação das duas universidades.

Antônio Luiz Marini Marchi

Antônio Luiz Marini Marchi

Reuniões estratégicas com setores da UEMA

Logo no início da visita, os docentes da Univates reuniram-se com a professora Ilka Márcia Ribeiro de Souza Serra, pró-reitora da Proexae, e sua equipe. A reunião serviu para apresentar os principais projetos em desenvolvimento tanto na Univates quanto na UEMA, com destaque para iniciativas de extensão universitária que envolvem a comunidade externa e estimulam a formação cidadã dos estudantes.

“Foi um momento importante de intercâmbio de ideias, especialmente para compreendermos as ações que vêm sendo desenvolvidas pela Proexae e que podem servir de inspiração para projetos semelhantes na Univates”, destaca o professor Derli.

Outro ponto alto da visita foi o encontro com o UEMAnet, setor responsável por coordenar as ações de ensino mediadas por tecnologias digitais no âmbito da UEMA. O núcleo é referência nacional em inovações pedagógicas voltadas à educação a distância e à formação de professores com uso intensivo de recursos tecnológicos. A reunião permitiu aos professores da Univates conhecer em profundidade o trabalho desenvolvido pelo UEMAnet, estabelecendo pontes para possíveis colaborações em projetos de formação continuada e produção de materiais educacionais.

Divulgação

Alinhamento de linhas de pesquisa e futuros projetos

Além das reuniões com setores administrativos e pedagógicos, os representantes do PPGEnsino dialogaram com docentes e coordenadores da pós-graduação da UEMA, em especial com integrantes dos programas de mestrado e doutorado. Os objetivos centrais desses encontros foram mapear as linhas de pesquisa existentes e identificar possíveis pontos de convergência que possam originar projetos conjuntos no futuro.

“Nós percebemos uma grande sinergia entre as linhas de pesquisa do nosso programa e os interesses da pós-graduação da UEMA. Entendemos que esse foi um primeiro passo importante, mas ainda precisamos aprofundar esses diálogos para construir projetos realmente integrados e transformadores”, comenta o professor Rogério.

Dentre os temas discutidos estão as práticas pedagógicas inovadoras, a formação de professores, o uso de tecnologias na educação e a produção de conhecimento com impacto social. Ambas as instituições demonstraram interesse em promover atividades conjuntas, como grupos de estudo interinstitucionais, seminários temáticos e intercâmbio de estudantes e docentes.

Parcerias em bancas, coorientações e publicações

Durante a visita, foram discutidas formas mais concretas de cooperação institucional, algumas das quais já vêm sendo colocadas em prática. A participação de docentes da UEMA em bancas de defesa de dissertações e teses do PPGEnsino, por exemplo, já ocorre esporadicamente e deve ser intensificada nos próximos semestres.

Outro ponto discutido foi a viabilidade de coorientações entre professores das duas universidades em programas de mestrado e doutorado, o que fortaleceria os vínculos acadêmicos e ampliaria a formação dos estudantes envolvidos. Além disso, a produção conjunta de publicações foi incentivada: está em andamento, por exemplo, a organização de um livro por docentes da UEMA, para o qual professores da Univates devem colaborar com capítulos.

“As publicações são um excelente caminho para dar visibilidade às pesquisas desenvolvidas e criar uma rede colaborativa de conhecimento. Também apresentamos a revista Signos, do nosso programa, e conhecemos os periódicos da UEMA, o que abre possibilidades para trocas futuras nesse campo”, explica Schuck.

Cooperação em eventos acadêmicos

A visita também rendeu avanços na perspectiva da realização de eventos acadêmicos em parceria. Os programas de pós-graduação da UEMA promovem regularmente seminários e encontros científicos, dos quais os docentes da Univates poderão participar como conferencistas, avaliadores ou convidados especiais. Por outro lado, os representantes do PPGEnsino reforçaram o convite para que a UEMA participe ativamente do Congresso de Ciência, Tecnologia e Conhecimento da Univates, um dos principais eventos científicos do Sul do País.

A presença de ambas as instituições em eventos científicos nacionais e internacionais foi debatida como uma estratégia de fortalecimento da visibilidade dos programas e de internacionalização das pesquisas desenvolvidas. “A colaboração em eventos é uma forma eficaz de gerar vínculos entre pesquisadores e construir uma rede de apoio mútuo entre programas de diferentes regiões do País”, avalia Neuenfeldt.

Próximos passos

Como desdobramento da visita, os professores da Univates e da UEMA devem dar continuidade aos contatos iniciados, com o agendamento de novos encontros – virtuais e presenciais – para aprofundar a construção de projetos conjuntos. Também está prevista a participação mútua em bancas, seminários e produções acadêmicas nos próximos meses.

A expectativa é que, a partir dessa aproximação, novas oportunidades se abram para docentes e discentes das duas universidades, promovendo um ambiente cada vez mais colaborativo, plural e voltado à excelência na formação em nível de pós-graduação.

Divulgação

Divulgação

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar