A professora Claudia Inês Horn, da Universidade do Vale do Taquari – Univates, foi nomeada para integrar a Comissão Assessora de Área (CAA) de Pedagogia do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A designação foi oficializada por meio da Portaria nº 169, de 27 de março de 2025, publicada no Diário Oficial da União na edição do dia 28 de março. A nomeação é para o ciclo 2025/2026.
Pedagoga, mestre e doutora em Educação, Horn é docente permanente dos Programas de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) e em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE), além de atuar em cursos de licenciatura na Univates. Sua nomeação é um reconhecimento à sua trajetória acadêmica e ao trabalho desenvolvido na formação de professores.
As Comissões Assessoras de Área têm papel fundamental na avaliação dos cursos de licenciatura no Brasil. Elas são responsáveis por elaborar as diretrizes e as matrizes de prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), revisar itens do Banco Nacional de Itens (BNI) e participar da construção da Prova Nacional Docente (PND) – iniciativas que avaliam a qualidade dos cursos e o desempenho de estudantes e egressos.
A composição das CAAs segue critérios rigorosos definidos pela Portaria Inep nº 59, de 10 de fevereiro de 2025, como atuação docente recente em cursos de licenciatura e representatividade regional e institucional. Os membros também assumem compromissos formais de sigilo e qualidade na produção técnica e pedagógica que subsidia as avaliações nacionais.
“Recebi um convite do Inep, vinculado ao Ministério da Educação (MEC), para integrar a Comissão Assessora da Área de Avaliação da Formação Docente – Pedagogia. Em termos práticos, essa comissão é responsável por estruturar a prova do EnadeNADE destinada aos cursos de Pedagogia em todo o Brasil”, detalha a docente. São seis integrantes. “Em março, estive durante uma semana em Brasília, na sede do Inep, trabalhando com os demais membros da comissão. Em julho, retornarei à capital para mais duas semanas de atividades, com foco na continuidade da elaboração da prova”, complementa ela.
Trata-se de uma atuação de alcance nacional que contribui para dar representatividade à Univates ou em um espaço estratégico.