Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Vale do Taquari

4º Seminário Regional de Turismo Rural destaca potencialidades do Vale do Taquari com presença da vice-reitora da Univates

Por Lucas George Wendt

Postado em 20/05/2025 09:44:56


Compartilhe

O município de Sério sediou, na sexta-feira, 16 de maio de 2025, o 4º Seminário Regional de Turismo Rural dos Vales do Taquari e Caí, reunindo agricultores familiares, empreendedores do setor, gestores públicos, extensionistas e lideranças regionais para um dia de troca de experiências, debates e valorização das potencialidades do meio rural. O evento teve como um dos destaques a participação da vice-reitora da Universidade do Vale do Taquari – Univates, Cintia Agostini, que também preside o Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat).

Ao representar a Univates e o Codevat, Cintia ressaltou a importância de integrar esforços para consolidar o turismo rural como uma estratégia de desenvolvimento regional. “O turismo rural não é apenas uma oportunidade de geração de renda para as famílias agricultoras, é também uma ferramenta para manter a juventude no campo, preservar a cultura local e estimular a inovação nas propriedades familiares. É nesse sentido que a Univates se coloca como parceira da região, com conhecimento, pesquisa e extensão a serviço do território”, afirmou.

Realizado no Salão Paroquial de Sério, com atividades que se estenderam até a tarde, o seminário foi promovido pela Emater/RS-Ascar, Associação dos Municípios de Turismo do Vale do Taquari - Amturvales e Prefeitura de Sério, com apoio da Secretaria Estadual de Turismo (Setur/RS) e patrocínio do Sicredi. A programação incluiu palestras, exposição de produtos da agricultura familiar, atrações culturais e visita técnica à Gruta Nossa Senhora da Boa Viagem.

A recepção cultural contou com música italiana e a presença das soberanas locais. Durante todo o dia, os participantes circularam por estandes de artesanato, agroindústrias e atrativos turísticos, celebrando a diversidade produtiva e cultural dos dois vales.

Entre os principais momentos da programação, destacou-se a palestra de Sandreli Bandeira, sobre o CADASTUR e as oportunidades no turismo rural, seguida por um debate sobre sustentabilidade no meio rural, com Juliana Jasper. O painel de relatos de experiências inspiradoras trouxe cases de sucesso de Rolante, São Francisco de Paula e do APL das agroindústrias do Vale do Taquari, mediados por Natália Brasil, da Emater.

Para Elizangela Mainardi Roso Teixeira, assistente técnica regional da Emater RS/Ascar, trabalhar o turismo rural nos municípios é essencial para o fortalecimento das comunidades. “O turismo no meio rural representa uma forma de complementar a renda das famílias agricultoras, valorizando os produtos locais e promovendo o desenvolvimento sustentável. Ele tem o poder de conectar pessoas com a cultura, o patrimônio e os saberes do campo”, destacou.

O prefeito de Sério, Sidnei Moisés de Freitas, comemorou a escolha do município como sede do evento. “É uma honra receber pessoas de tantos municípios e mostrar a hospitalidade e as riquezas que temos em Sério. Agradeço à Emater e à Amturvales pela parceria na realização deste grande encontro”, disse.

A secretária executiva da Amturvales, Vanessa Spindler, enfatizou que o evento foi pensado para gerar conhecimento e inspiração. “O seminário reforça a conexão entre os Vales do Taquari e Caí e mostra como o turismo rural vem crescendo a cada ano. É uma área estratégica, que precisa ser valorizada e fomentada com políticas públicas, inovação e cooperação”, afirmou.

O encerramento do seminário ocorreu na Gruta Nossa Senhora da Boa Viagem, com um lanche de confraternização e uma apresentação guiada sobre a história do local. Em caso de chuva, a atividade foi transferida para o salão paroquial, com exibição de fotos e vídeos do patrimônio cultural e natural da região.

Divulgação

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar