O município de Sério sediou, na sexta-feira, 16 de maio de 2025, o 4º Seminário Regional de Turismo Rural dos Vales do Taquari e Caí, reunindo agricultores familiares, empreendedores do setor, gestores públicos, extensionistas e lideranças regionais para um dia de troca de experiências, debates e valorização das potencialidades do meio rural. O evento teve como um dos destaques a participação da vice-reitora da Universidade do Vale do Taquari Univates, Cintia Agostini, que também preside o Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat).
Ao representar a Univates e o Codevat, Cintia ressaltou a importância de integrar esforços para consolidar o turismo rural como uma estratégia de desenvolvimento regional. O turismo rural não é apenas uma oportunidade de geração de renda para as famílias agricultoras, é também uma ferramenta para manter a juventude no campo, preservar a cultura local e estimular a inovação nas propriedades familiares. É nesse sentido que a Univates se coloca como parceira da região, com conhecimento, pesquisa e extensão a serviço do território, afirmou.
Realizado no Salão Paroquial de Sério, com atividades que se estenderam até a tarde, o seminário foi promovido pela Emater/RS-Ascar, Associação dos Municípios de Turismo do Vale do Taquari - Amturvales e Prefeitura de Sério, com apoio da Secretaria Estadual de Turismo (Setur/RS) e patrocínio do Sicredi. A programação incluiu palestras, exposição de produtos da agricultura familiar, atrações culturais e visita técnica à Gruta Nossa Senhora da Boa Viagem.
A recepção cultural contou com música italiana e a presença das soberanas locais. Durante todo o dia, os participantes circularam por estandes de artesanato, agroindústrias e atrativos turísticos, celebrando a diversidade produtiva e cultural dos dois vales.
Entre os principais momentos da programação, destacou-se a palestra de Sandreli Bandeira, sobre o CADASTUR e as oportunidades no turismo rural, seguida por um debate sobre sustentabilidade no meio rural, com Juliana Jasper. O painel de relatos de experiências inspiradoras trouxe cases de sucesso de Rolante, São Francisco de Paula e do APL das agroindústrias do Vale do Taquari, mediados por Natália Brasil, da Emater.
Para Elizangela Mainardi Roso Teixeira, assistente técnica regional da Emater RS/Ascar, trabalhar o turismo rural nos municípios é essencial para o fortalecimento das comunidades. O turismo no meio rural representa uma forma de complementar a renda das famílias agricultoras, valorizando os produtos locais e promovendo o desenvolvimento sustentável. Ele tem o poder de conectar pessoas com a cultura, o patrimônio e os saberes do campo, destacou.
O prefeito de Sério, Sidnei Moisés de Freitas, comemorou a escolha do município como sede do evento. É uma honra receber pessoas de tantos municípios e mostrar a hospitalidade e as riquezas que temos em Sério. Agradeço à Emater e à Amturvales pela parceria na realização deste grande encontro, disse.
A secretária executiva da Amturvales, Vanessa Spindler, enfatizou que o evento foi pensado para gerar conhecimento e inspiração. O seminário reforça a conexão entre os Vales do Taquari e Caí e mostra como o turismo rural vem crescendo a cada ano. É uma área estratégica, que precisa ser valorizada e fomentada com políticas públicas, inovação e cooperação, afirmou.
O encerramento do seminário ocorreu na Gruta Nossa Senhora da Boa Viagem, com um lanche de confraternização e uma apresentação guiada sobre a história do local. Em caso de chuva, a atividade foi transferida para o salão paroquial, com exibição de fotos e vídeos do patrimônio cultural e natural da região.