O Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM/CNPq) da Universidade do Vale do Taquari – Univates está desenvolvendo a pesquisa “Anos iniciais do Ensino Fundamental: que lugares ocupam as infâncias?”, que busca compreender como crianças de 6 a 11 anos, estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental, percebem e se movimentam nos espaços escolares.
A iniciativa propõe a escuta atenta das crianças, a fim de investigar de que maneira constroem seus modos de estar na escola e como se relacionam com esse ambiente. Para isso, são realizados encontros mensais, com atividades lúdicas como conversas em grupo, contação de histórias, desenhos e brincadeiras. As interações são registradas em áudio, exclusivamente para fins de pesquisa.
O próximo encontro está marcado para o dia 7 de junho (sábado), das 14h30 às 16h, no Espaço do Labrinque, localizado no campus da Univates (Prédio 9).
As famílias interessadas em inscrever suas crianças podem entrar em contato pelo e-mail mdhattge@univates.br. Após o contato, será enviado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), com todos os detalhes sobre a pesquisa, bem como o Termo de Assentimento Livre e Esclarecido (TALE), elaborado especialmente para que as crianças compreendam como será sua participação.
Como forma de agradecimento, ao final da pesquisa, previsto para dezembro de 2026, todas as crianças participantes receberão um livro infantil inspirado nas falas e vivências que compartilharam ao longo do estudo.
A pesquisa é coordenada pela professora Morgana Domênica Hattge e integra as ações do CEM, grupo de pesquisa vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e ao Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) da Univates, que investiga as relações entre currículo, espaço e movimento nas práticas escolares.