A Universidade do Vale do Taquari - Univates está com inscrições abertas para a 17ª edição do curso de Instrumentação Cirúrgica. O curso é voltado a profissionais da área de enfermagem interessados em atuar em equipes cirúrgicas visando a qualidade assistencial, a segurança e a humanização da assistência ao paciente durante o ato cirúrgico. As aulas ocorrem de agosto a setembro de 2025.
Desde a primeira turma, formada em 2007, o curso já certificou 285 profissionais. A técnica em Enfermagem Janaíce Zagonel possui Especialização em Enfermagem do Trabalho e, no ano passado, decidiu realizar o curso de Instrumentação Cirúrgica. Atuo em centro cirúrgico há 10 anos, então o interesse em fazer o curso veio daí, em seguir no setor, adquirindo mais conhecimento. Gostei muito do curso, com professores bem qualificados nos passando uma boa aprendizagem, afirma.
Durante as aulas, o aluno aprenderá a identificar recursos, materiais e equipamentos pertinentes aos mais diversos procedimentos e intervenções cirúrgicas; instrumentar cirurgias; e compreender e aplicar protocolos de cirurgia segura em Centro Cirúrgico e Centro de Material e Esterilização (CME).
A coordenadora do curso, professora Maria Bernadete Koch Kranz, explica que o curso reforça o propósito de difundir e mediar o conhecimento para além da técnica, do fundamento e das habilidades. "Iniciamos o curso convidando o aluno a trazer para um círculo de conhecimento suas vivências, histórias encontradas na prática diária do cuidar e de que forma ele pretende inserir essa prática na nova forma de desenvolver seu cuidado. Valores e princípios técnicos e éticos aproximam esses profissionais, reduzindo distâncias e gerando uma sinergia muito significativa de troca de vivências e desenvolvimento profissional e pessoal", complementa.
Segundo a docente, o instrumentador é um profissional muito importante para a equipe cirúrgica em diferentes cenários. "Um diagnóstico em tempo hábil, um tratamento cirúrgico que contorna e resolve situações agudas, a chegada de uma nova vida, a eliminação de um tumor, o restabelecimento de uma função orgânica, o equilíbrio de um organismo, a recuperação da auto estima ou a precisão em uma complicação. Temos muito orgulho dos profissionais que aqui se qualificaram e hoje integram as mais diversas equipes cirúrgicas", reforça Maria Bernadete.
O curso de Instrumentação Cirúrgica é presencial e as aulas serão realizadas na Univates. No total são 100 horas-aula, sendo 60 horas de atividades práticas.
Inscrições
As vagas são limitadas e as inscrições podem ser realizadas neste link ou presencialmente no Núcleo de Educação, na sala 110 do Prédio 1 da Univates.
O valor do curso é de R$ 2.450,00 com possibilidade de parcelamento em até sete vezes por boleto bancário ou cartão de crédito. Outras informações sobre o curso também podem ser obtidas pelos telefones (51) 3714-7075 ou (51) 3714-7000, ramal 5659, ou pelo e-mail crie@univates.br.
Professores
Edinéia Welter: enfermeira, com especialização em Docência, Gestão Hospitalar e Gestão de Pessoas. Atua como Analista Comercial na Sociedade Sulina Divina Providência - Hospital Estrela.
Maria Bernadete Koch Kranz: enfermeira obstetra, possui várias especializações relacionadas às áreas de assistência, gestão, qualidade e Práticas Integrativas. Atua como docente do curso Técnico em Enfermagem da Univates.
Neusa Beatris Lindemann Wallauer - enfermeira obstetra, graduada em Ciências - Habilitação em Biologia - Licenciatura Plena e graduada em Enfermagem - Licenciatura. Trabalhou como enfermeira do Hospital Ouro Branco durante 32 anos. Atualmente é professora no Colégio Teutônia e coordenadora do curso Técnico em Enfermagem da Univates. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem e Controle de Infecção Hospitalar.
Katiana Carolina Führ - enfermeira com especializações em Enfermagem em Centro Cirúrgico, Sala para Recuperação Pós-anestésica (SRPA) e Centro de Material e Esterilização (CME), Instrumentação Cirúrgica e MBA em Gestão em CME. Atualmente cursa pós-graduação em Auditoria em Saúde.
*Nas imagens:
1) Janaíce Zagonel - Crédito: Arquivo Pessoal/Divulgação
2) Professora Maria Bernadete Koch Kranz - Crédito: Antônio Luiz Marini Marchi - Univates