A presença e influência das divindades femininas africanas como símbolos de força, sabedoria, fertilidade, justiça, amor e transformação na cultura afro-brasileira serão tema de uma exposição realizada, de 16 a 30 de junho, no hall do Prédio 7 da Universidade do Vale do Taquari - Univates. A mostra "Força e Sabedoria Ancestral: A Jornada das 7 Yabás" é uma promoção dos cursos Técnicos em Modelagem do Vestuário, em Processos Fotográficos e em Publicidade, em parceria com o Centro de Cultura Afro-brasileira de Lajeado.
A abertura oficial da exposição ocorre no dia 18 de junho, às 19h15min, no auditório do Prédio 7. O evento, aberto à comunidade, contará com desfile das Yabás, apresentação e performance. Da roda de conversa participarão Ana Paula Lopes, Lisete Teresinha Machado, Lisiane dos Santos, Nadini da Silva e Patrícia dos Santos. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas neste link.
Na exposição o público poderá conhecer as principais características das Yabás, suas histórias, arquétipos e simbolismos. As sete Yabás mais conhecidas são: Iemanjá, Oxum, Iansã, Nanã, Ewá, Obá e Egunita ou Otim. A mostra também celebra o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, que é comemorado em 25 de julho.
Sobre a produção
As Yabás representam as energias primordiais da natureza, a ancestralidade, a fertilidade e o equilíbrio, sendo consideradas mães divinas. São figuras de grande respeito e veneração, sendo cultuadas em terreiros e em cerimônias religiosas. Elas representam a força e o poder do feminino na cultura afro-brasileira, além de serem símbolos de ancestralidade e sabedoria.
A exposição tem como objetivo valorizar a cultura afro-brasileira por meio da representatividade feminina e do reconhecimento da riqueza estética e simbólica das tradições africanas. Combinando moda e fotografia, o projeto busca dar visibilidade à força, à beleza e à ancestralidade das Yabás, promovendo um olhar sensível e respeitoso sobre suas expressões culturais.
Os estudantes dos cursos técnicos em Publicidade e Processos Fotográficos foram responsáveis pelos ensaios com as modelos. Sob orientação das professoras Elise Bozzetto, coordenadora da atividade, e Délis Bianchini, os estudantes colocaram em prática conhecimentos técnicos e sensibilidade artística ao dirigir e registrar cada uma das Yabás.
Já os alunos do curso Técnico em Modelagem do Vestuário, guiados pela professora Julia da Rosa, atuaram como assistentes de moda, colaborando na pesquisa dos arquétipos, cores e elementos de cada divindade, bem como na montagem dos looks, acessórios e elementos de cada modelo.
Serviço
O que: Exposição "Força e Sabedoria Ancestral: A Jornada das 7 Yabás"
Onde: hall do Prédio 7 da Univates
Quando: 16 a 30 de junho
Quanto: gratuito
Ficha técnica
Promoção
Centro de Cultura Afro-brasileira de Lajeado
Realização
Centro de Educação Profissional Univates (CEP)
Curso Técnico em Modelagem do Vestuário
Curso Técnico em Processos Fotográficos
Curso Técnico em Publicidade
Modelos
(Oxum) Ana Paula Lopes
(Obá) Tatiane Machado
(Iansã) Patricia Salgado
(Yemanjá) Lisiane dos Santos
(Otim) Lisete Teresinha Machado
(Nanã) Tais Braga dos Santos
(Ewá) Nair Delfino
Fotografia
Bruna dos Santos
Daniele Both
Délis Bianchini
Elias Brandão Lara
Elise Bozzetto
Fernanda da Fonseca Bortolini
Gabriela Arendt Schwinge
Laura Hoppe Ariotti
Liliane Machado das Chagas
Phanel Cesar
Roberta Arend
Sílvia Vitória Nunes Stertz
Wisla Aparecida Allebrand
Direção de fotografia
Elise Bozzetto e Délis Bianchini
Direção de Moda
Júlia Rosa
Assistentes de Moda
Antônio Cadore Baldo
Eduarda Stephani Cardoso Carus
Giulia Foletto Ogliari
Maria Eduarda Batista Kich
Maria Paula da Fonseca Bortolini
Sarah Ellisa Ferronato
Representantes do Centro de Cultura Afro-brasileira de Lajeado
Lisiane dos Santos
Lisete Teresinha Machado