A nova temporada do programa Som do Intervalo já está no ar na Rádio Univates FM (95.1). O projeto integra teoria e prática, oferecendo aos estudantes dos cursos de graduação de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Universidade do Vale do Taquari - Univates a oportunidade de experimentarem a produção radiofônica.
Os alunos são desafiados a discutir, produzir, roteirizar e apresentar ao vivo um programa de rádio com duração de 30 minutos, transmitido às quintas-feiras, das 20h30min às 21h. Esse é o horário de intervalo das aulas na Universidade, momento em que tanto a comunidade acadêmica quanto os ouvintes da Rádio Univates podem se conectar com conteúdos leves e informativos.
A atividade é realizada no componente curricular Projeto Audiofônico de Comunicação, ministrada pelo professor e coordenador dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda, Marcus Staudt. “Os estudantes utilizam o meio radiofônico como um laboratório para experimentações e, dessa forma, conhecem a realidade do mercado de trabalho em um veículo de comunicação com o potencial da Rádio Univates FM. A proposta é uma das possibilidades que a graduação Aula+ oferece, proporcionando ações entre cursos e colocando os acadêmicos em um espaço de protagonismo e entrega de produtos reais para a comunidade”, explica Staudt. Ele acrescenta que, neste semestre, alguns alunos do curso de Letras também estão matriculados no componente.
Staudt menciona as características particulares e desafiadoras do componente curricular. Os acadêmicos são organizados em grupos e ficam responsáveis por executar funções técnicas, de operação, locução e divulgação dos programas pelas redes sociais. “Cada grupo pode pensar, criar e produzir à sua maneira. Após a exibição ao vivo, a turma escuta os programas em sala de aula, fazendo uma discussão crítica dos materiais com o objetivo de aproximar as ideias e criar unidade para o projeto. Trata-se de um processo coletivo, por meio de uma construção dialógica que parte dos próprios estudantes”, frisa o professor.
O coordenador da Rádio Univates, Marcelo Petter, comenta sobre como o Som do Intervalo fortalece a missão educativa e cultural da emissora. “O Som do Intervalo já faz parte da grade da programação da 95.1. Apesar da sazonalidade, ele é percebido e aguardado pelos ouvintes. O caráter educativo da rádio permite esse espaço de experimentação, no qual os estudantes podem dar voz e conteúdo ao aprendizado e, eventualmente, cometer erros e corrigi-los. Destaco o empenho e a criatividade dos alunos, bem como a percepção do perfil da Univates FM. O projeto fortalece a emissora e prepara os acadêmicos para o mercado de trabalho”, afirma.
O último programa da temporada vai ao ar na noite de 10 de julho. Clique aqui para acessar o site da Rádio Univates, acompanhar as novidades do mundo da música e ouvir a programação ao vivo.
Relatos de experiências
Três estudantes que participam da nova temporada do programa Som do Intervalo compartilham suas vivências com o projeto e destacam os aprendizados proporcionados pela experiência prática. Leia os relatos das acadêmicas.
“Participar do programa Som do Intervalo tem sido uma experiência muito legal. Estar no estúdio, falando ao vivo no microfone, é algo que me tirou totalmente da zona de conforto. A forma como lemos um texto no microfone é bem diferente da fala do dia a dia. Precisamos nos expressar com mais clareza, de modo mais enfático e envolvente. Isso exige atenção, treino e presença. É como se o corpo todo estivesse falando, como se estivéssemos usando outros meios além da voz…
Além de estudar Publicidade e Propaganda e atuar na área, também sou musicista. Poder lidar com a parte técnica do rádio (entender a mesa de som, colocar as músicas no ar) foi muito especial para mim. Foi um momento em que diferentes áreas da minha vida se encontraram.
Sempre falei que era uma pessoa de bastidor, de ficar atrás das câmeras e não em frente a elas. Estar ali, ao vivo, com o microfone aberto, me colocou em um lugar de vulnerabilidade, mas também me fez crescer. Foi uma chance de superar a timidez, testar meus limites e perceber que posso me comunicar bem.” - Ana Carolina Baller Rohsig, estudante de Publicidade e Propaganda
“Participar do programa Som do Intervalo foi uma experiência superdiferente para mim, que ainda estou em formação. No começo, os maiores desafios foram entender como funciona a dinâmica de um programa de rádio ao vivo, cronometrar o tempo, entrar em consenso com os colegas sobre a escolha das músicas, preparar o roteiro e adequar o vocabulário para falar no ar.
Eu precisei me acostumar com a linguagem do rádio, que é diferente de outras mídias que estudamos no curso. As palavras precisam ser claras. Não basta apenas anunciar a próxima música, é importante contextualizar, contar uma curiosidade ou trazer uma interação que conecte o público ao que está sendo transmitido.
A atividade me trouxe aprendizados importantes sobre produção e adaptação de conteúdos para diferentes formatos. Além disso, também ajudou a fortalecer minha confiança na comunicação. Fazendo o programa, tive a oportunidade de conhecer gêneros musicais que não escutava tanto no meu dia a dia.” - Joana Galli, estudante de Publicidade e Propaganda
“A experiência de poder participar de um programa radiofônico, da criação à apresentação, foi incrível. É difícil explicar o quanto me senti nervosa ao falar ao vivo com diversas pessoas me ouvindo. Quando o professor me orientou, fiquei mais tranquila. Ao dar o primeiro ‘boa noite’, já consegui me soltar, imaginando como seriam minhas próximas participações.
Entrei em um estado de realização ao colocar em prática, pela primeira vez, tudo o que aprendi ao longo do semestre e da faculdade. Eu me senti como uma jornalista passando a informação para o ouvinte. Fiquei animada por poder compartilhar o momento com meus colegas e minha família, que sempre me acompanha ouvindo os programas.
Foi um verdadeiro desafio criar conteúdos para um público regional e estudar o perfil dos ouvintes do Vale do Taquari. Isso tornou a experiência ainda mais gratificante, me fazendo crescer profissionalmente. Fico feliz de ter tido a chance de realizar o trabalho ao lado das minhas colegas.” - Laura Alexandre Correa, estudante de Jornalismo
Estude Jornalismo ou Publicidade e Propaganda na Univates
A Univates está com inscrições abertas para o processo seletivo dos cursos de graduação em Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Para participar do Vestibular de Inverno, o candidato deve realizar a inscrição gratuitamente pelo site univates.br/vestibular ou pelo WhatsApp (51) 3714-7043. As vagas são para ingresso no segundo semestre de 2025, com início das aulas em 30 de julho.