Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Avaliação Institucional

Atualização de equipamentos em laboratórios e do acervo da Biblioteca levam em conta recomendações feitas na autoavaliação dos cursos

Por Natália Nissen

Postado em 18/06/2025 14:16:41


Compartilhe

A Avaliação Institucional é uma oportunidade para a comunidade acadêmica expressar opiniões, sugerir melhorias e contribuir para uma Univates cada vez melhor. Por meio da participação de estudantes, professores e tutores na autoavaliação dos cursos, é possível identificar as potencialidades e aprimorar processos que refletem diretamente na experiência individual e coletiva nos espaços da Universidade.

A aquisição de equipamentos para uso em laboratórios e a atualização do acervo da Biblioteca são alguns exemplos que levam em conta apontamentos feitos nas autoavaliações de cursos. A seguir confira algumas ações que contam com as indicações feitas nos instrumentos de avaliação.

Suporte técnico audiovisual

O Núcleo de Audiovisuais da Univates é vinculado à Pró-Reitoria de Ensino e Extensão e atende às demandas de todas as salas de aula, especialmente no que tange ao suporte técnico audiovisual. A previsão de atualização dos equipamentos é realizada anualmente e segue um cronograma de necessidades identificadas nas manutenções preventivas (realizadas a cada início de semestre) e corretivas (sempre que necessário). 

Ao apontar necessidade de substituição ou reparos durante a autoavaliação, é importante que o participante identifique a sala de aula ou local em questão para que a equipe responsável possa identificar a demanda e atendê-la da melhor maneira possível. 

No primeiro semestre de 2025 foram adquiridos 15 projetores multimídia (data shows), 25 chromebooks, 6 splitters HDMI e 90 cabos HDMI, entre outros equipamentos, que substituíram materiais antigos ou danificados.

As reservas de recursos audiovisuais para atender as aulas devem ser realizadas, pelo professor, diretamente via sistema de recursos.

Laboratórios de Ensino para práticas

Os Laboratórios de Ensino, vinculados à Proen, compreendem 130 unidades de diversas áreas. As reservas desses espaços são realizadas exclusivamente de forma on-line por meio do Sistema de Recursos e devem ser efetuadas com no mínimo sete dias de antecedência. Os regulamentos de uso e demais documentos estão fixados em cada laboratório e podem ser acessados via QR Code ou no site.

Alguns laboratórios necessitam de maior grau de atenção em função de riscos químicos e/ou biológicos envolvidos, e, nestes casos, são realizados treinamentos sobre procedimentos de segurança. Na graduação e nos cursos técnicos, em algumas disciplinas, são realizados no início de cada semestre letivo treinamentos de segurança em laboratório. Já nas atividades de pesquisa, são aplicadas provas de conhecimento e promovidas oficinas sobre procedimentos de segurança.

A atualização da estrutura, dos equipamentos e materiais de cada laboratório ocorre de forma constante, sendo realizada uma análise de novas necessidades e substituições, que posteriormente são encaminhadas para a aprovação da Reitoria. 

Os materiais de consumo são disponibilizados continuamente para viabilizar as práticas e conforme solicitação do docente. Já os equipamentos são revisados/substituídos sempre que necessário e conforme projeção orçamentária.

O Laboratório de Infraestrutura e Telecomunicações está em processo de migração do Prédio 17 para o quarto andar do Prédio 11, buscando ampliar seu uso e facilitar a interação com o Laboratório de Redes. 

Além disso, em 2025 foram adquiridos vários equipamentos visando atualizar as estruturas e melhorar as aulas práticas. A seguir confira a lista com aquisições recentes: 

  • Laboratório de Anatomia: eletrocardiógrafos, espirômetros e modelos anatômicos;

  • Laboratório de Microscopia: microscópios binoculares;

  • Laboratório de Habilidades I: manequim para cuidados com o paciente, kit trauma, treinador para cuidados com ferimentos e técnicas de bandagem, simulador para injeções intradérmicas, chester chest com braço, simulador para treino de injeção intramuscular e desfibrilador externo automático – DEA;

  • Laboratórios de Informática: computadores e chromebooks novos (em análise), memória Ram para servidores (nini Datacenter Acadêmico);

  • Laboratórios de Análises Clínicas Didáticos: coagulômetro e vórtex;

  • Laboratório de Biologia Molecular: vórtex;

  • Laboratório de Química: phmetro de bancada, vórtex, pipetas, chapas de aquecimento;

  • Estúdio de Fotografia: luz de led, leitor de cartão SD e trocador de roupas.

Informações podem ser obtidas pelos ramais 5594 e 5933, ou pelos e-mails laboratorios@univates.br e labinfo@univates.br.

Atualização de acervo da Biblioteca Univates

As bibliotecas não são apenas locais para guardar livros, mas sim espaços de compartilhamento de conhecimento, interação e apoio à formação acadêmica. A Biblioteca Univates oferece um ambiente acolhedor, moderno e adaptado às necessidades dos usuários, com atendimento qualificado.  

O espaço conta com um acervo de mais de 160 mil livros físicos, além de materiais de referência, multimeios, chromebooks, notebooks, tablets, calculadoras HP, mouses, fones de ouvido, bolsas, livros em braile, periódicos nacionais/internacionais, livros eletrônicos e bases de dados, e ambientes para estudo individual e em grupo. 

A cada ano, a Instituição destina recursos específicos para a aquisição de novos materiais, com base em uma política de bibliografia aprovada pelo Conselho Universitário (Consun). As bibliografias básicas e complementares dos cursos são revisadas regularmente pelas coordenações e Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs). Os usuários também podem sugerir a aquisição de obras neste link. A Biblioteca ainda aceita doações de obras, de qualquer pessoa, para incorporar ao seu acervo.

A Biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h30min, sem fechar ao meio-dia, e aos sábados, das 8h às 12h. A partir do próximo semestre, o horário será ampliado. De segunda a sexta-feira, o atendimento iniciará às 7h30min.

Conforme a coordenadora Danusa Vicente, no próximo semestre será lançada uma pesquisa para conhecer melhor quem utiliza a Biblioteca e ouvir suas opiniões. 

Dúvidas podem ser esclarecidas no site ou pelo e-mail biblioteca@univates.br

Sua opinião é muito importante!

De 16 a 26 de junho, ocorre a Autoavaliação do segundo trimestre dos cursos de graduação EAD. Para os estudantes dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) stricto sensu, o processo avaliativo inicia um dia após o encerramento de cada disciplina e o formulário permanece aberto durante 30 dias. Para participar, basta acessar o formulário disponibilizado em univates.br/avaliacao

O processo leva menos de cinco minutos e as respostas ficam registradas de forma anônima. O login é necessário para personalizar a avaliação, considerando o curso e as disciplinas que precisam ser avaliados, e evitar que uma pessoa responda ao formulário mais de uma vez. 

Já a Avaliação de Serviços e Infraestrutura fica disponível para preenchimento o ano todo na Plataforma Univates, na página univates.br/servicosinfra ou por meio dos QR Codes distribuídos em diferentes espaços do campus. Qualquer pessoa com vínculo institucional ativo ou inativo pode participar. Nesta avaliação é necessário se identificar para que seja dado o retorno quando é feita uma solicitação de melhoria. 

Mais informações sobre a Autoavaliação Institucional podem ser obtidas no site, pelo telefone (51) 3714-7000, ramais 5111 e 5272, ou pelo e-mail cpa@univates.br.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar