Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Ciência

Estudo revela a diversidade de ácaros associados ao cacaueiro na região Bragantina, na Amazônia Oriental

Por Lucas George Wendt

Postado em 20/06/2025 10:07:26


Compartilhe

 

A recente publicação do artigo “Bioecology of mites associated with cocoa trees (Theobroma cacao: Malvaceae) in the Bragantina microregion of the state of Pará, Eastern Amazon, Brazil” trouxe contribuições para o conhecimento sobre a biodiversidade dos ácaros presentes em plantações de cacau na região Bragantina, no Estado do Pará. O estudo, conduzido por pesquisadores do Laboratório de Acarologia da Universidade do Vale do Taquari - Univates e da Embrapa Amazônia Oriental, destaca a distribuição e abundância desses organismos nos períodos chuvoso e seco. 

A pesquisa foi publicada no periódico Systematic & Applied Acarology e é assinada por Edna Antônia da Silva Brito, Wesley Borges Wurlitzer, Iury Silva de Castro, Naiara Antonia Nunes Vinhas, Aloyséia Cristina da Silva Noronha e Noeli Juarez Ferla. 

O cacau (Theobroma cacao) é uma cultura de grande relevância econômica e social, especialmente para pequenos agricultores na região Amazônica. No entanto, infestações de ácaros fitófagos podem comprometer a produtividade e qualidade dos frutos. Por outro lado, ácaros predadores são importantes aliados no controle biológico dessas pragas, desempenhando um papel fundamental no equilíbrio ecológico das plantações.

A pesquisa foi realizada nas cidades de Bragança e Augusto Corrêa, no Pará, e consistiu na coleta de ácaros em diferentes períodos climáticos. Ao todo, foram coletados 1.178 indivíduos pertencentes a diversas famílias de ácaros, com destaque para Phytoseiidae, Tetranychidae, Tuckerellidae, Iolinidae e Cunaxidae, além de indivíduos não identificados da subordem Oribatida.

As espécies mais abundantes foram Oligonychus sp. (13,9%), Tuckerella ornata (12,2%), Amblyseius n. sp. 1 (12,1%) e Parapronematus sp. (10,5%). A presença de Amblyseius n. sp. 1 foi maior na estação chuvosa em ambos os municípios, reforçando sua importância no período de maior umidade.

Os ácaros fitófagos, como os do gênero Oligonychus, são conhecidos por sua capacidade de danificar as folhas do cacaueiro, reduzindo a fotossíntese e, consequentemente, a produtividade da planta. Já Tuckerella ornata, pertencente à família Tuckerellidae, é frequentemente encontrado em fruteiras tropicais, podendo impactar a qualidade dos frutos.

Entre os ácaros predadores se destacaram especialmente Amblyseius n. sp. 1 (Phytoseiidae) e Armascirus amazoniensis Wurlitzer & Silva (Cunaxidae). Esses organismos desempenham um papel importante no controle de populações de ácaros fitófagos, podendo ser utilizados em programas de manejo integrado de pragas (MIP).

A pesquisa também demonstrou a sazonalidade influenciando na distribuição dos ácaros. Durante o período chuvoso, a diversidade de ácaros predadores foi maior, enquanto os fitófagos tiveram aumento na estação seca. Essa dinâmica sugere que estratégias de manejo devem considerar o período do ano para um controle mais eficiente das pragas.

Os resultados obtidos no estudo podem contribuir para o desenvolvimento de estratégias sustentáveis de manejo de pragas, reduzindo a necessidade de pesticidas químicos e promovendo o equilíbrio ecológico. O uso de ácaros predadores como agentes de controle biológico é uma abordagem promissora, especialmente em regiões tropicais como a Amazônia. Essa técnica é estudada pelos pesquisadores do Laboratório de Acarologia da Univates em diferentes contextos.

 

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar