Em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), Lucas Rafael Lamb Rosa, diplomado em Administração de Empresas pela Universidade do Vale do Taquari - Univates, investigou os fatores que influenciam a compra de veículos usados por consumidores de municípios do Vale do Taquari (Arroio do Meio, Bom Retiro do Sul, Cruzeiro do Sul, Encantado, Estrela, Fazenda Vilanova, Lajeado, Marques de Souza, Mato Leitão, Muçum, Sério, Taquari, Teutônia e Westfália).
O estudo constatou que os consumidores buscam maximizar o custo-benefício das aquisições, priorizando aspectos como preço, quilometragem, condições do motor e aparência exterior dos automóveis.
De caráter quantitativo, a pesquisa realizada por Rosa foi orientada pelo professor Samuel Martim de Conto. O diplomado aplicou um questionário com 16 questões objetivas e obteve 120 respondentes, todos com idade mínima de 18 anos. Os entrevistados registraram suas percepções sobre aspectos-chave na decisão de compra de veículos usados e os meios financeiros utilizados para a aquisição. Com essas informações, pôde-se entender melhor o comportamento dos consumidores desse mercado.
A pesquisa revelou, por exemplo, que o mercado de veículos usados do Vale do Taquari está acessível do ponto de vista financeiro, principalmente por oferecer opções compatíveis com a realidade econômica dos consumidores da região. A maioria dos compradores (36,7%) realiza financiamentos bancários para viabilizar a aquisição dos automóveis. O pagamento à vista também se destacou como uma alternativa, sendo adotado por 35,8% dos entrevistados. Em alguns casos (17,5%), a troca de carros ocorre para que o atual automóvel seja usado como parte do pagamento.
Além disso, Rosa identificou uma postura mais conservadora de 82,5% dos consumidores em relação à troca de veículos. Os entrevistados afirmaram prezar por automóveis duráveis, garantias estendidas e experiências de compras transparentes (sem surpresas ou cobranças ocultas). A aquisição de carros usados por um público mais jovem é justificada pelo fato de essas pessoas estarem ingressando no mercado de trabalho e disporem de um orçamento mais limitado.
A pesquisa do diplomado fornece informações relevantes para revendedoras e concessionárias, que podem ajustar suas estratégias de venda para melhor atender às expectativas e necessidades dos consumidores locais. Trata-se de um estudo que favorece o aprimoramento das práticas comerciais no mercado regional, alinhando oferta e demanda com foco na satisfação do consumidor.
Leia a monografia na íntegra clicando aqui.
Os bastidores da pesquisa
Os depoimentos abaixo trazem as percepções de Rosa e De Conto sobre o mercado de veículos usados do Vale do Taquari, destacando algumas oportunidades de melhoria para o setor automotivo regional.
“Acredito que iniciativas voltadas à qualificação do atendimento e, principalmente, à valorização da experiência do consumidor são caminhos promissores para fortalecer o setor na região.” - Lucas Rafael Lamb Rosa
“A elaboração deste estudo aplicado a um problema organizacional mostra-se relevante, considerando o expressivo volume de revendas de automóveis existentes na região. Compreender as percepções e os interesses dos consumidores é fundamental para ofertar produtos que atendam às suas expectativas, contribuindo para a adequação das estratégias de mercado e para a competitividade do setor.” - Samuel Martim de Conto