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Pesquisa

Mestranda do PPGEnsino publica artigo sobre relação entre literacia e combate a fake news

Por Natalia Nissen

Postado em 04/07/2025 11:19:03


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As revistas científicas são publicações voltadas à divulgação da produção científica realizada por acadêmicos, especialistas e pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento. A diplomada em Letras e mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) da Universidade do Vale do Taquari - Univates, Pâmela Roman, teve um artigo publicado recentemente na revista quadrimestral Signo, que é focada em divulgar estudos inéditos na área de Letras (Literatura e Linguística). O periódico tem avaliação Qualis A2 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O trabalho é orientado pela professora Dra. Kári Lúcia Forneck, que é também coautora do texto.

No artigo "A literacia como ferramenta no combate a fake news: promovendo o pensamento crítico em estudantes do Ensino Médio", é apresentada a pesquisa realizada por meio de oficinas voltadas à identificação de fake news por estudantes de Ensino Médio de uma escola da rede privada de um município do interior do Rio Grande do Sul, a partir das habilidades de literacia e pensamento crítico.

A pesquisa contou com a participação de dois grupos, sendo um experimental (20 alunos do 1º ano) e outro o controle (15 alunos do 2º ano). Após ambos os grupos responderem a um instrumento avaliativo inicial, o grupo experimental participou de cinco oficinas que abordaram temas como desinformação, intencionalidade discursiva, checagem de fontes e fatos e pistas linguísticas. Ao final, os estudantes dos dois grupos responderam a um novo instrumento avaliativo para verificar os efeitos da intervenção. 

Os resultados revelam que as oficinas não geraram o impacto esperado no reconhecimento de fake news, mas influenciaram positivamente na argumentação utilizada como justificativa para a análise da veracidade do texto e na decisão sobre o seu compartilhamento. Assim, a pesquisa desenvolvida pela acadêmica pontua que ensinar a pensar criticamente requer um planejamento contínuo e produtivo para a formação permanente do pensamento crítico e da literacia. 

Pâmela segue pesquisando a temática no mestrado. A publicação pode ser conferida neste link

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