Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Pós-graduação

Noite cultural integra docentes e discentes dos programas de pós-graduação da Univates

Por Pietra Darde

Postado em 09/07/2025 13:33:13


Compartilhe

Com os objetivos de acolher estudantes e valorizar a cultura local, os Programas de Pós-Graduação (PPGs) da Universidade do Vale do Taquari - Univates promoveram, na noite de terça-feira, 8 de julho, a Noite Cultural dos PPGs. Realizado na Sede Social da Univates, o evento reuniu mestrandos, doutorandos e docentes em um momento de troca, convivência e de valorização da cultura gaúcha.

A proposta da atividade foi proporcionar um espaço de integração, especialmente para os estudantes que vêm de outros Estados para as aulas do regime intensivo, além de apresentar aspectos culturais do Rio Grande do Sul, como a gastronomia e as tradições típicas.

A abertura contou com a presença do presidente da Fundação Univates, professor Carlos Cândido da Silva Cyrne, e do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Dr. Luis Fernando Saraiva Macedo Timmers, que deu as boas-vindas aos participantes.

Durante a noite, o público acompanhou apresentações culturais do CTG Querência do Arroio do Meio, com declamações e danças tradicionalistas. O evento também teve sorteio de brindes e um jantar com prato típico da culinária gaúcha.

Pela segunda vez em Lajeado, a mestranda em Biotecnologia Agna Vieira Belai, natural do Amazonas, compartilhou sua experiência na Noite Cultural dos PPGs:

“Fiquei encantada com a recepção, tudo foi preparado com muito cuidado. O local era acolhedor e bem organizado, o que tornou a experiência ainda mais agradável. As apresentações de dança foram lindas e conseguiram envolver todos no salão. Mas o momento que mais me emocionou foi a declamação do poema, foi realmente tocante. E, para completar, a comida estava deliciosa.”

Agna conta que o que a motivou a escolher a Univates para cursar o mestrado foi a estrutura oferecida pela Universidade e a qualidade reconhecida do ensino e da pesquisa.

“Eu fiz algumas pesquisas a respeito da reputação da Instituição e me identifiquei bastante com a metodologia de ensino oferecida aqui. A experiência tem sido muito positiva. Estou aprendendo bastante, tendo contato com professores acessíveis e bem preparados, e me sinto incentivada a desenvolver um olhar mais crítico e científico sobre os temas dos quais gosto. A rotina é desafiadora, mas também muito gratificante”.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar