Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Extensão

Projeto Brocantes promove oficinas sobre produção de inventários e arquivos escolares com apoio da PNAB

Por Lucas George Wendt

Postado em 10/07/2025 11:01:40


Compartilhe

Estão abertas as inscrições para as oficinas de formação vinculadas ao projeto Brocantes: palavras e coisas da escola, uma iniciativa que investiga e organiza documentos escolares produzidos desde o início do século XX em diferentes épocas e regiões do Brasil e do exterior. 

As oficinas são realizadas com apoio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), Ciclo 1, e acontecem sempre às terças-feiras, das 16h às 17h30, na Universidade do Vale do Taquari - Univates, em Lajeado. A participação é gratuita, com vagas limitadas. Interessados podem se inscrever pelo site: https://www.univates.br/sistemas/inscricoes/processo-10873

As datas são as seguintes:

15 e 29 de julho

12 e 26 de agosto

9 e 23 de setembro

9 e 21 de outubro

04 e 18 de novembro

02 e 09 de dezembro

Com o título “Entre o patrimônio e o arquivo: a produção de inventários e catálogos do projeto Brocantes”, as oficinas têm como objetivo refletir sobre a produção, organização e análise de documentos escolares a partir de uma perspectiva crítica e filosófica, especialmente inspirada no pensamento de Michel Foucault. A ação é promovida pelo Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) da Univates, por meio de seu GT2 – Arquivo, Docência e Criação.

As oficinas envolverão o estudo de arquivo, patrimônio e genealogia, o estudo e experimentação de produção de inventários e catálogos, a análise dos documentos escolares e imagens de escolas atingidas pelas cheias, arquivados no repositório digital do Projeto Brocantes; o estudo do tratamento de imagens para uso no arquivo e divulgação em catálogos.

O projeto Brocantes teve início em 2022 e se encontra em desenvolvimento. A ideia central é constituir um arquivo público de documentos escolares, possibilitando a preservação e a análise de fontes que, muitas vezes, encontram-se dispersas, deterioradas ou esquecidas. Os resultados parciais da pesquisa já estão sendo compartilhados com o público por meio das oficinas.

A iniciativa conta com a participação de pesquisadores de diversas instituições de ensino superior brasileiras. Além da Univates, estão envolvidos docentes e estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS),Universidade de Caxias do Sul (UCS) e Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), o que reforça o caráter colaborativo e interinstitucional da proposta.

A ação cultural é apoiada com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), com execução local da Prefeitura de Lajeado, por meio da Secretaria da Cultura, Esporte, Lazer e Turismo, e realização do Ministério da Cultura e do Governo Federal.

Divulgação

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar