Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Institucional

UNIVATES NA HISTÓRIA: Há 50 anos, acontecia a inauguração da primeira biblioteca da Instituição

Por Lucas George Wendt

Postado em 10/07/2025 11:01:43


Compartilhe

Com informações do Grupo A Hora 

Há cinco décadas, a então Faculdade Alto Taquari de Ensino Superior (Fates) dava um passo decisivo para consolidar o ensino superior na região com a inauguração de sua primeira biblioteca. O ano era 1974 e a instituição, que hoje é a Universidade do Vale do Taquari – Univates, ainda funcionava em convênio com a Universidade de Caxias do Sul, instalada em um único prédio recém-inaugurado, em 1972.

A cerimônia de inauguração foi marcada pela presença de autoridades da época, como o reitor da UCS, Abrelino Vazzatta, e o governador do Distrito L-7 do Lions Club, Paulo Dias. O discurso oficial foi proferido pelo Dr. Ney Arruda, que coordenou a campanha de arrecadação de livros e fundos. A mobilização da comunidade foi decisiva: mais de 200 mil cruzeiros foram investidos na nova biblioteca, que iniciou suas atividades com um acervo de 2 mil livros. Entre os principais doadores estavam o Lions Club de Lajeado, a Olvebra e a Souza Cruz, que contribuíram com 15 mil cruzeiros cada.

A inauguração da biblioteca foi um marco para Lajeado e toda a região do Vale do Taquari. Além de representar uma ampliação na estrutura de ensino, a biblioteca era uma exigência para o funcionamento regular dos cursos da Fates, que na época oferecia graduações em Letras e Ciências Econômicas. O evento solene foi seguido por um almoço festivo no antigo Restaurante do Engenho, reunindo professores, lideranças locais e membros da comunidade.

A Biblioteca Univates hoje

Cinco décadas depois, a biblioteca da Univates transformou-se em um dos maiores e mais modernos centros de conhecimento da região Sul do Brasil. Desde que passou a ocupar sua nova sede no Centro Cultural Univates, em agosto de 2014, a Biblioteca já contabilizou 588.193 acessos presenciais — sendo 77.372 de visitantes da comunidade e de outras localidades. Entre agosto de 2014 e maio de 2024, foram realizados mais de 1,5 milhão de empréstimos de materiais diversos, com destaque para os livros.

A presença digital da biblioteca também se consolidou internacionalmente. O Repositório Institucional Univates já foi acessado por pessoas de mais de 150 países. A Universidade também assina duas plataformas digitais que reúnem mais de 20 mil e-books, os quais somaram quase 875 mil acessos na última década.

Com 6.328,53 m² de área construída, o prédio da biblioteca distribui-se em cinco pavimentos, que abrigam desde salas de estudo individuais e coletivas até áreas de autoempréstimo e autodevolução, lounges, setor administrativo, copa, recepção, entre outros ambientes. A estrutura prioriza a acessibilidade, com rampa de acesso, portas automáticas, piso e mapa tátil, sinalizações em braile, elevadores com comandos sonoros, escada rolante e mobiliário adaptado. O prédio também é ecoeficiente, com sistemas automatizados que otimizam o uso de água e energia.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar