A Rádio Pelotense está de volta. Após quase dois anos de silêncio, a emissora mais antiga em atividade no Rio Grande do Sul retomou suas transmissões nesta segunda-feira, 7 de julho, agora na frequência 99.5 FM. O retorno ocorre sob a gestão do Grupo A Hora, de Lajeado, em um momento simbólico que marca o aniversário de 213 anos de Pelotas e antecipa o centenário da rádio, a ser celebrado em 2025.
A nova fase da Pelotense foi inaugurada com uma programação especial ao longo do dia, sem cerimônia formal, mas com forte presença institucional. Entre os convidados de destaque esteve o governador do Estado, Eduardo Leite (PSD), que participou da transmissão pela manhã. Também acompanhou a reestreia a vice-reitora da Universidade do Vale do Taquari – Univates, professora Cíntia Agostini, representando a universidade que mantém estreita parceria com o grupo de comunicação responsável pela retomada da emissora.
Segundo o coordenador da rádio, Fabiano Conte, o retorno é celebrado com um tom simbólico, mas com uma proposta clara de reposicionar a emissora como protagonista na cobertura da região sul do Estado. “É um novo ciclo, com foco no desenvolvimento regional em todos os setores da sociedade”, resume o diretor-executivo do Grupo A Hora, Adair Weiss.
A Rádio Pelotense passa a integrar um ecossistema de comunicação que inclui o portal de notícias A Hora do Sul e o jornal impresso A Hora, todos operando com uma redação unificada. “O trabalho será transversal. Queremos trazer os debates para a rádio, acompanhar no portal e aprofundar no jornal”, explica Lucas Kurz, editor-chefe da central de jornalismo.
O jornal impresso segue como um dos pilares da proposta editorial do grupo. A ideia, segundo Kurz, é utilizar o veículo para oferecer análises aprofundadas dos temas que impactam a região, complementando a cobertura diária do rádio e do digital.
Durante sua participação na programação especial, o governador Eduardo Leite destacou o valor histórico e afetivo da emissora. “Pelotas celebra 213 anos com o retorno de um símbolo: a Rádio Pelotense. É emocionante vê-la novamente no ar. A Pelotense nunca foi apenas uma rádio, mas uma instituição que ajudou a contar a história da nossa cidade e do nosso Estado”, afirmou.
Leite lembrou que, em 2015, quando era prefeito de Pelotas, concedeu à rádio o título de instituição emérita pelos seus 90 anos. “Hoje, dez anos depois, celebramos seu centenário com o merecido retorno ao dial. É a prova de que, mesmo silenciada por um tempo, a Pelotense jamais foi esquecida.”