Os periódicos científicos são espaços reservados à comunicação científica. É por meio deles que os estudos são divulgados e os conhecimentos técnicos, acadêmicos e científicos são postos à disposição da sociedade. Assim como os eventos científicos, são espaços formais de apreciação e crítica do trabalho de pesquisadores ? o que permite à ciência evoluir por meio da construção colaborativa do conhecimento, que só é possível se as informações científicas circularem.
A revista Estudo & Debate é um dos periódicos da Univates e divulga a produção científica, publicando trimestralmente estudos relacionados às áreas de planejamento e gestão. Um novo número da publicação foi editado e está disponível para consulta clicando aqui.
O periódico aborda temáticas relacionadas à administração, meio ambiente, sustentabilidade, desenvolvimento regional, engenharias, educação ? política, social e econômica ? e empreendedorismo. A primeira edição é de 1994, em 2010 passou a ser publicada eletronicamente. A publicação tem mais de 400 mil acessos.
Textos desta edição
“CONECTADOS, MAS EXAUSTOS”: O IMPACTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NO DESENVOLVIMENTO DA SÍNDROME DE BURNOUT EM DOCENTES DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
Maria Clara Souza Soares, Juliana Carvalho de Sousa, Aline Francilurdes Nery do Vale, Luana de Andrade Pinheiro Borges
DIAGNÓSTICO DA COMERCIALIZAÇÃO DE PRODUTOS HORTIFRÚTIS EM TRÊS PASSOS/RS
Marciel Redin, Alan Douglas Bueno França, Daniel Augusto Wink, Diogo da Silva Glier, Eduardo Henrique Gross, Fábio Eleandro Batista Cabral, Gabriel Eduardo Jandrey, Jéssica Nicole Voss, Júnior Rafael Quinot Ribeiro, Marcus Vinicius Sperandio, Rafael Carlos Buss, Yurgen Stein
GLOBALIZAÇÃO E IDENTIDADES SOCIAIS E CULTURAIS EM MOÇAMBIQUE
Wagner Alexandre Sitoe
IMPACTOS NO PREÇO DAS AÇÕES DAS EMPRESAS DO SETOR VIÁRIO, PÓS-CONCESSÕES DE AEROPORTOS: UMA ANÁLISE POR ESTUDO DE EVENTOS
Tales Salinas Rozo, Helberte João França Almeida
TRANSIÇÃO RUMO À SUSTENTABILIDADE: DESAFIOS DA DESCARBONIZAÇÃO DA CADEIA PRODUTIVA DO LEITE NO RIO GRANDE DO SUL
Markus Erwin Brose, Renata Soares Navarro
Saiba mais
A Univates publica três revistas científicas, que recebem e divulgam a produção acadêmica de estudantes, professores e pesquisadores, tanto da Univates quanto de outras instituições de ensino e pesquisa. Os periódicos “Estudo & Debate”, “Signos” e “Destaques Acadêmicos” ainda são publicados. Um outro, o “Caderno Pedagógico”, encerrou suas atividades em 2017, 20 anos após o primeiro volume ter sido divulgado, em 1997.
Em 2017 uma nova forma de mensuração dos acessos às publicações foi implementada. Desde então, as publicações da Univates já somam mais de 1,2 milhão de visualizações de páginas. É uma média de quase 900 visualizações de páginas por dia, ininterruptamente, nos últimos quatro anos. Os acessos são oriundos de diversos países do mundo, em especial aqueles falantes de português.
Conhecimento em rede
As revistas da Universidade estão indexadas, ou seja, são reconhecidas e apresentadas, em diversas bases de dados, o que garante que os trabalhos publicados possam ser alcançado por usuários da internet que procuram por conteúdo científico em buscadores como, por exemplo, o Google Acadêmico, os Sumários de Revistas Brasileiras (Sumários.org) e o Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto (Oasisbr).
Publicação on-line
Os últimos exemplares físicos das revistas foram disponibilizados em 2009. As publicações utilizam, desde 2010, o Open Journal System (OJS), sistema que permite o gerenciamento da submissão do material científico para a publicação, do envio do material à divulgação dos estudos. É um fundamento da ciência que os estudos sejam avaliados por outros cientistas, como uma forma de validar o conhecimento criado.
É o que se conhece como avaliação por pares. Essa avaliação e revisão dos estudos, para garantir a imparcialidade, devem ser feitas sem que os avaliadores conheçam os responsáveis pelas pesquisas e os responsáveis, por sua vez, também não reconheçam os avaliadores. Sistemas com o OJS permitem que os pares revisem o material científico sem conhecer detalhes adicionais, como os autores, apenas tendo acesso ao texto do estudo. Depois de avaliar, podem ser solicitados ajustes e explicações ? e todo o processo continua sem que os pesquisadores saibam por quem estão sendo avaliados.
