A internacionalização da pesquisa segue sendo uma das prioridades estratégicas da Universidade do Vale do Taquari - Univates, especialmente no âmbito da pós-graduação. Como resultado desse compromisso, o Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia (PPGBiotec) está recebendo, de agosto de 2024 até julho deste ano, uma aluna de mestrado vinda de Portugal.
A estudante Sofia dos Santos Duarte, do Mestrado em Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar do Instituto Politécnico de Leiria, está desenvolvendo as atividades experimentais de sua pesquisa sob orientação da professora doutora Claucia Fernanda Volken de Souza, da Univates.
A vinda da estudante portuguesa é fruto de acordos de cooperação acadêmica entre instituições de Ensino Superior de Portugal e do Brasil e reforça o papel da Univates como polo de produção científica com inserção internacional.
Durante sua estadia na Univates, Sofia está integrada às atividades do Laboratório de Biotecnologia de Alimentos e ao grupo de pesquisa Biotecnologia e a Cadeia Produtiva do Leite, liderado pela professora Claucia, para a realização dos experimentos do seu projeto que visa à caracterização in silico e in vitro do potencial tecnológico de bactérias ácido-lácticas.
De acordo com a coordenação do PPGBiotec, a experiência de receber estudantes estrangeiros fortalece a troca de conhecimentos, amplia o alcance das investigações científicas desenvolvidas na Instituição e promove o intercâmbio de práticas e saberes entre diferentes realidades acadêmicas.
“A presença de estudantes internacionais contribui significativamente para o nosso ambiente de pesquisa. Essa convivência permite o compartilhamento de metodologias, a abertura para novas colaborações e o desenvolvimento de soluções com impacto global”, destaca a coordenação do programa.
Além das atividades acadêmicas, a estudante participa da rotina institucional da Univates, tendo contato com professores, estudantes e a cultura local. A integração é estimulada tanto no campo científico quanto nas experiências interculturais, criando um ambiente fértil para colaborações futuras.
A mobilidade acadêmica de pós-graduandos, como no caso de Sofia, ressalta a atuação da Univates com a excelência na formação de pesquisadores e a consolidação de redes científicas internacionais.
