A Universidade do Vale do Taquari - Univates recebe, nesta terça-feira, 22, o primeiro encontro do Curso de Promotoras Legais Populares (PLPs) com foco na atuação em situações de crise climática na região. A formação é promovida pela Themis - Gênero, Justiça e Direitos Humanos, em parceria com a Universidade e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS).
O objetivo do curso é qualificar lideranças comunitárias para o enfrentamento de desastres e emergências, considerando as características regionais, de modo a fortalecer a autonomia feminina por meio da articulação local e do acesso à informação e ao conhecimento. Ao longo de quatro meses, as mulheres participarão de atividades presenciais e online sobre mudanças climáticas, empoderamento legal, racismo ambiental, violência de gênero e serviços públicos e redes de apoio.
Durante a abertura da aula inaugural, a professora Maria Claudete Schorr, da Univates, reforçou a importância da parceria entre a Universidade e a Themis na defesa e promoção da equidade, da dignidade humana e da transformação social. "Essa parceria simboliza um espaço de escuta, de diálogos e de aprendizagem mútua. Uma ponte entre um saber acadêmico e os saberes construídos nas experiências vividas por comunidades, por lideranças populares e movimentos sociais. Acreditamos que é no encontro com o outro, na troca de perspetivas e na escuta sensível que o conhecimento se torna mais vivo, mais potente", disse.
Ainda durante a manhã, a historiadora Maria da Glória Kopp ministrou a palestra "As causas históricas do desastre ambiental no Rio Grande do Sul", fazendo um resgate sobre a origem da vida na Terra e quais fatores estruturais contribuem para as crises climáticas - tanto as de secas quanto as de inundações - especialmente no Rio Grande do Sul.
À tarde, as mulheres participaram de uma atividade de introdução aos conceitos de desastre e emergência climática e de uma roda de escuta sobre as experiências vividas durante os eventos extremos na região.