Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Vale do Taquari

Univates recebe Curso de Promotoras Legais Populares para atuação em crise climática

Por Natalia Nissen

Postado em 22/07/2025 16:10:16


Compartilhe

A Universidade do Vale do Taquari - Univates recebe, nesta terça-feira, 22, o primeiro encontro do Curso de Promotoras Legais Populares (PLPs) com foco na atuação em situações de crise climática na região. A formação é promovida pela Themis - Gênero, Justiça e Direitos Humanos, em parceria com a Universidade e a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul (Fetag-RS). 

O objetivo do curso é qualificar lideranças comunitárias para o enfrentamento de desastres e emergências, considerando as características regionais, de modo a fortalecer a autonomia feminina por meio da articulação local e do acesso à informação e ao conhecimento. Ao longo de quatro meses, as mulheres participarão de atividades presenciais e online sobre mudanças climáticas, empoderamento legal, racismo ambiental, violência de gênero e serviços públicos e redes de apoio.

Durante a abertura da aula inaugural, a professora Maria Claudete Schorr, da Univates, reforçou a importância da parceria entre a Universidade e a Themis na defesa e promoção da equidade, da dignidade humana e da transformação social. "Essa parceria simboliza um espaço de escuta, de diálogos e de aprendizagem mútua. Uma ponte entre um saber acadêmico e os saberes construídos nas experiências vividas por comunidades, por lideranças populares e movimentos sociais. Acreditamos que é no encontro com o outro, na troca de perspetivas e na escuta sensível que o conhecimento se torna mais vivo, mais potente", disse. 

Ainda durante a manhã, a historiadora Maria da Glória Kopp ministrou a palestra "As causas históricas do desastre ambiental no Rio Grande do Sul", fazendo um resgate sobre a origem da vida na Terra e quais fatores estruturais contribuem para as crises climáticas - tanto as de secas quanto as de inundações - especialmente no Rio Grande do Sul.

À tarde, as mulheres participaram de uma atividade de introdução aos conceitos de desastre e emergência climática e de uma roda de escuta sobre as experiências vividas durante os eventos extremos na região.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar