Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Graduação

Curso de Design da Univates completa 20 anos com foco no protagonismo estudantil e evoluções digitais

Por Maiara Rovea

Postado em 25/07/2025 10:00:04


Compartilhe

Entre conquistas, transformações, prêmios e centenas de formaturas, o curso de Design da Universidade do Vale do Taquari - Univates completa seus 20 anos de história. Com mais de 200 diplomados e 85 estudantes matriculados, conforme a última avaliação do MEC, o curso obteve a colocação de 2º melhor do Rio Grande do Sul entre as universidades privadas e fica no top 10 entre os melhores cursos de Design de todas as universidades do Brasil.

Para acompanhar as mudanças do mercado de trabalho e formar profissionais preparados para as evoluções digitais, o curso de Design realiza constantemente a inovação da proposta pedagógica. Um exemplo é o Estúdio de Criação (ESC), um projeto que engloba oito diferentes componentes curriculares que colocam o estudante como protagonista da própria aprendizagem e demonstram na prática os papeis que o profissional vai vivenciar durante a atuação. 

Segundo o coordenador do curso, Rodrigo Brod, muitos conteúdos são acrescentados à grade curricular na medida em que ganham destaque no mercado de trabalho. “Também temos agregado sempre o aprendizado de diferentes softwares no ritmo em que passam a ser adotados de forma significativa pelo mercado, como, por exemplo, o Blender (software de modelagem tridimensional) e o Figma (software voltado a projeto e protótipo de interfaces digitais), que originalmente não faziam parte do contexto curricular, mas que foram sendo acrescentados. Temos também uma cadeira de introdução à programação web, para aproximar ainda mais os estudantes dessa área extremamente aquecida”, comentou Rodrigo.

Os investimentos também acontecem na infraestrutura, possibilitando que os estudantes aprendam na prática e contem com laboratórios equipados com mesas digitalizadoras para ilustração, laboratórios com computadores de última geração, serigrafia, marcenaria, impressão 3D entre outros. 

Formanda da primeira turma de Design da Univates, Josiane da Costa obteve o título de bacharela em 2009 e resgata memórias dos primeiros momentos do curso. “As principais lembranças dessa primeira turma são de ser tudo muito novo. Ninguém sabia o que era Design naquela época. E começamos a fazer um trabalho com quem estava ingressando, montando diretório acadêmico, fazendo semana acadêmica”, conta. Mas o curso de Design permaneceu na vida de Josiane ainda após a formatura. A diplomada conta que os professores a incentivaram a iniciar um Mestrado e, ao concluir a pós-graduação, ela retornou ao curso como docente.

“Quando finalizei o mestrado, o lugar que me abriu as portas foi a Univates. Então eu tive a honra de ser formada pelo curso de Design e depois professora. Fiquei nove anos como docente na Univates e hoje atuo como coordenadora do curso de Design Gráfico da Universidade La Salle. Me sinto parte desse curso em inúmeros aspectos e por pelo menos 13 anos e meio eu vivi o curso de Design da Univates”. 


Conquistas e vivências

Ao longo dessas duas décadas, o curso coleciona diversos títulos e prêmios. Na última avaliação do IGC do Ministério da Educação, realizada em 2021, o curso recebeu nota 4 e se classificou como um dos melhores do estado. Segundo o coordenador, a qualidade da graduação também se reflete nas mais de 20 premiações obtidas pelos trabalhos dos estudantes.

“Entre ouro, prata, bronze e shortlists de prêmios como Prêmio Bornancini (realizado pela ApDesign) e o Prêmio Brasileiro de Design (realizado pela Abedesign), destaco o Grand Prix do Prêmio Brasileiro de Design (na época ainda chamado de Brasil Design Award - BDA), com o trabalho da nossa diplomada Mariana Scheeren, o projeto resultado do ESC que foi o único projeto estudantil a receber o ouro no BDA em 2023, e a seleção inédita de projetos do curso para integrar a Bienal Brasileira de Design, em 2024”, pontuou Rodrigo. 

Por meio de diferentes frentes, o curso promove conquistas e trocas de experiências. E são dessas trocas que Marina Müller, diplomada em 2018, tem as melhores recordações. O estágio na Agência Experimental (Aecon), o projeto na qual era bolsista, a participação no Diretório Acadêmico do Design e uma viagem para Buenos Aires para um congresso da área são momentos que marcaram a diplomada. “Guardo com muito carinho essas oportunidades profissionais que eu tive atreladas à Univates. Para mim, foi muito legal participar do Diretório Acadêmico - eu fiz parte uns dois, três anos, eu acho. Trazer pessoas, fazer eventos, juntar a galera e fazer amigos. Senti que eu estava encontrando a minha comunidade, as minhas pessoas. Outra experiência que foi incrível foi quando a gente foi para Buenos Aires, num congresso de design que acontecia lá, e foi realmente muito marcante para mim - eu lembro de ter me apaixonado”, contou Marina.

A graduação e a paixão pela profissão impulsionaram Marina a seguir na área acadêmica, que concluiu seu Mestrado em Design na Alemanha no início de 2025. “Eu gosto muito de ser designer, e por isso que eu sigo estudando. Eu fiz a graduação, depois eu fui fazer uma especialização e depois vim para a Alemanha para fazer meu mestrado”. 

Para o coordenador do curso, Rodrigo Brod, a experiência de ofertar um curso com tantas possibilidades e vivências transformadoras é gratificante. “Me sinto privilegiado em coordenar esse curso, que faz parte da minha vida desde 2011. Conheci pessoas incríveis e profissionais magníficos. É recompensador ver a evolução de tantas pessoas criativas e o impacto que esta formação tem trazido para o mercado e a vida na nossa região e também além dela. Falamos que o Design da Univates existe para desenhar um mundo melhor e acredito que possa dizer, com toda a certeza, que temos conseguido cumprir esta nossa missão”, contou Rodrigo. 

Como forma de celebrar o aniversário, os estudantes contaram com uma programação diversificada, com concurso de estampas de camiseta, aula inaugural com a participação de Paula Langie da Néktar Design e uma palestra sobre Wayfinding Design Belga-Brasileiro com Luciana Mattiello, diretora e idealizadora do STUDIOMDA. No segundo semestre a coordenação do curso e o Diretório Acadêmico estão programando uma semana especial para celebrar os 20 anos, entre os dias 22 e 28 de setembro, com várias atividades envolvendo profissionais, estudantes e diplomados. 

Vestibular de Inverno

A Univates está com inscrições abertas para o processo seletivo dos cursos de graduação presenciais. Para participar do Vestibular de Inverno, o candidato deve realizar a inscrição gratuitamente pelo site univates.br/vestibular ou pelo WhatsApp (51) 3714-7043. As vagas são para ingresso no segundo semestre de 2025, com início das aulas em 30 de julho.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar