Docentes, tutores, gestores e técnico-administrativos da Universidade do Vale do Taquari - Univates participaram do Seminário Institucional e Programa de Qualificação Docente 2025B, realizado entre segunda e terça-feira, 28 e 29. O evento marcou o início do segundo semestre letivo e explorou as tendências para o Ensino Superior, além de provocar reflexões para o aprimoramento de práticas pedagógicas na Instituição.
Ainda na segunda-feira, após a fala de abertura da reitora Evania Schneider, os participantes assistiram à palestra “Cenários e tendências no Ensino Superior”, ministrada por Rodrigo Capelato, diretor-executivo do Semesp – entidade que representa mantenedoras de Ensino Superior do Brasil –, e à apresentação da Política de Inteligência Artificial (IA) da Instituição.
Já na tarde de terça-feira, as atividades envolveram a apresentação e análise dos cenários e das tendências voltados para a Univates. Conforme o pró-reitor de Ensino e Extensão, Tiago Weizenmann, foi um momento oportuno para refletir sobre o presente e o futuro da Universidade, de uma forma mais estratégica.
Ao longo dos dois dias também foram realizadas oficinas com diferentes temáticas, como uso de Inteligência Artificial Generativa, avaliação no Ensino Superior e extensão como prática curricular, além de experimentações em arte e educação.
