Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Univates acolhe novos estudantes intercambistas

Por Pietra Darde

Postado em 11/08/2025 13:57:31


Compartilhe

Nos últimos dias, a Universidade do Vale do Taquari – Univates promoveu a Welcome Week, uma semana repleta de atividades para recepcionar os novos estudantes internacionais. A programação começou em 28 de julho e se estendeu até segunda-feira, 11 de agosto.

Neste semestre, a Instituição recebe 14 alunos intercambistas oriundos da Argentina, Colômbia, Peru e México. Além disso, um estudante de Angola ingressou pelo Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) e realizará toda a graduação no curso de Engenharia Civil.

Durante a Welcome Week, os estudantes estrangeiros participaram de apresentações institucionais, fizeram um tour pelo campus, passando por laboratórios, pelo estúdio da Rádio Univates, pelo Centro Cultural, e também conheceram pontos da cidade de Lajeado. A programação contou ainda com uma oficina de bem-estar, um workshop de elaboração de currículo e uma aula sobre a cultura e a história do Brasil.

Relatos

Maria Nikteha Carrasco Cahum, estudante de Fisioterapia da Universidad Autónoma de Chihuahua (UACH), no México, também fará estágios na Univates. O que a motivou a vir ao Brasil foi o reconhecimento do país na produção de artigos e estudos na área.

“Escolhi a Univates porque colegas meus, já formados, também realizaram um intercâmbio aqui e, ao ouvir sobre as experiências deles, achei que seria uma ótima opção. Além disso, o curso de Fisioterapia está entre os melhores do Rio Grande do Sul e se destaca em nível nacional. Chamou minha atenção o fato de que, desde os primeiros semestres, os estudantes já atendem pacientes na Clínica-Escola e participam de projetos vinculados ao sistema público de saúde. Quando soube de todos os projetos que a Universidade desenvolve na minha área, fiquei motivada a fazer parte deles”, revelou.

Durante sua estadia, Maria espera aprender como a Fisioterapia é desenvolvida no Brasil, conhecer novas técnicas, participar de diferentes programas e aproveitar ao máximo tudo o que a Univates oferece.

“Estou muito animada com tudo o que ainda está por vir”, disse.

Natural de Angola, Osvaldo José Iambeno Azol compartilhou que sua vinda ao Brasil foi motivada por uma oportunidade que surgiu por meio do PEC-G.

“Sempre acreditei que a educação é um dos caminhos mais poderosos para transformar vidas e sociedades, e essa chance de estudar fora do meu país representou não apenas um avanço na minha trajetória acadêmica, mas também a possibilidade de viver novas experiências culturais. Escolhi o Brasil por ser um país que compartilha a mesma língua, mas também por sua diversidade, sua história e sua energia única”, explicou.

Ao pesquisar sobre as universidades brasileiras, Osvaldo se interessou pela Univates pela estrutura, pelo acolhimento oferecido aos intercambistas e pela integração entre ensino de qualidade e comunidade.

“Acredito que essa experiência será transformadora em todos os sentidos. Ela vai ampliar minha visão de mundo, me ensinar a lidar com diferentes realidades e me preparar para desafios futuros, tanto profissionais quanto pessoais. Também vejo como uma oportunidade de fortalecer valores como resiliência, adaptabilidade e empatia, que serão essenciais para qualquer projeto que eu venha a desenvolver no futuro, seja na minha carreira, seja nos meus planos de contribuir para o desenvolvimento do meu país”, contou.

Na Univates, Osvaldo espera viver uma imersão acadêmica, social e cultural, além de compreender melhor como o Brasil organiza suas estruturas, desde o ensino até a convivência comunitária, para levar essas referências consigo.

Em Lajeado há poucas semanas, ele conta que a cidade o surpreendeu pela tranquilidade, segurança e receptividade da comunidade.

“Já a Univates me impressionou pelo nível de organização, pela estrutura moderna e pelo ambiente acolhedor. Me sinto bem recebido, motivado e com a certeza de que fiz a escolha certa”, concluiu.

Fique por dentro de tudo o que acontece na Univates. Escolha um dos canais para receber as novidades:

Compartilhe

voltar