A professora Suzana Feldens Schwertner representou a Universidade do Vale do Taquari – Univates no V ISA Forum of Sociology, realizado de 6 a 11 de julho de 2025 na Université Mohammed V, em Rabat, capital do Marrocos. Esta foi a primeira vez que o evento ocorreu na região do Norte da África, um marco destacado pela vice-presidente da International Sociological Association (ISA) durante a abertura oficial.
O Fórum reuniu cerca de 5 mil pesquisadores de 100 países diferentes, promovendo um intenso intercâmbio cultural e acadêmico em um território reconhecido pela diversidade das civilizações mediterrâneas, árabes e africanas. Com o tema “Knowing Justice in the Anthropocene” (“Conhecendo a Justiça no Antropoceno”), os 57 comitês de pesquisa que integram a ISA organizaram mais de 1.500 sessões de trabalho ao longo dos sete dias de programação.
Reconhecimento internacional e participação ativa
Suzana participou do evento pela segunda vez, a primeira ocorreu em 2018., e, nesta edição, foi uma das dez pesquisadoras de todo o mundo selecionadas para receber subsídio integral de inscrição pela coordenação do Fórum, reconhecimento que ressalta a sua trajetória acadêmica e o impacto das pesquisas desenvolvidas na Univates.
No dia 9 de julho, das 9h às 11h, ela apresentou, por meio de comunicação oral, o trabalho intitulado “Schooling, Five Years Later: Images, Trajectories and Perspectives of Young Graduates” (“Escolarização, cinco anos depois: imagens, trajetórias e perspectivas de jovens graduados”). A pesquisa contou com a coautoria do professor Gustavo Fischman, da Arizona State University, parceiro de longa data no grupo Juventudes, Imagem e Educação (JimE/CNPq), coordenado por Suzana.
O estudo é resultado de mais de dez anos de investigação e foi fortalecido durante o período de mobilidade acadêmica internacional que a docente realizou entre agosto e dezembro de 2024 na Arizona State University, com bolsa Fulbright e apoio do Edital 001/2023 da Univates.
Atualmente Suzana é professora do curso de Psicologia da Universidade do Vale do Taquari - Univates e docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino da Univates, nas linhas de pesquisa Ciência, Sociedade e Ensino; Formação de Professores, Estudo do Currículo e Avaliação. É coordenadora do Grupo de Pesquisa do Diretório CNPq: Juventudes, Imagem e Educação. Também é pesquisadora do Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço e Movimento (CNPq).
Intercâmbio e novas conexões
Durante o Fórum, Suzana participou de mais de 20 sessões temáticas, dialogando com pesquisadores de diversas universidades e ampliando sua rede de contatos acadêmicos e possibilidades de parcerias internacionais para a Univates. Essas trocas possibilitaram o conhecimento de diferentes metodologias e perspectivas sociológicas sobre questões educacionais e sociais contemporâneas, especialmente no contexto do Antropoceno, período marcado pela intensa influência humana sobre o planeta.
Um dos momentos de destaque na programação paralela foi a primeira edição do Festival de Cinema da V ISA, que apresentou filmes e documentários de diferentes países relacionados a temas sociais, culturais e ambientais. A professora aproveitou a oportunidade para solicitar acesso a algumas das produções exibidas, com o objetivo de utilizá-las futuramente em atividades de extensão e eventos acadêmicos na Univates, ampliando o diálogo interdisciplinar e cultural com estudantes e comunidade.
Para a pesquisadora, o Fórum se configurou como um espaço privilegiado de aprendizado, troca e fortalecimento da ciência colaborativa. “A diversidade cultural e acadêmica reunida em Rabat foi uma experiência única, que certamente vai repercutir no desenvolvimento de novos estudos e iniciativas dentro e fora da Univates”, afirma.
