Os periódicos científicos são espaços reservados à comunicação científica. É por meio deles que os estudos são divulgados e os conhecimentos técnicos, acadêmicos e científicos são postos à disposição da sociedade. Assim como os eventos científicos, são espaços formais de apreciação e crítica do trabalho de pesquisadores ? o que permite à ciência evoluir por meio da construção colaborativa do conhecimento, que só é possível se as informações científicas circularem.
A revista Destaques Acadêmicos é um dos periódicos da Universidade do Vale do Taquari - Univates e divulga a produção científica, publicando estudos em áreas diversas.
O PROTAGONISMO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO NA MITIGAÇÃO DAS CONDIÇÕES LABORAIS ANÁLOGAS À ESCRAVIDÃO: UMA ANÁLISE REGIONALIZADA
Adrian Lindemann, Anthony Ledur Brancher, João Vitor Silveira, Luíza Fantin Bergamaschi, Matheus Gado Marcolin, Rafael Kovalski da Cruz
SOMBRA E SILÊNCIO: DINÂMICAS DE PODER E SUBALTERNIZAÇÃO EM QUE HORAS ELA VOLTA?, DE ANNA MUYLAERT, E SOLITÁRIA, DE ELIANA ALVES CRUZ
Willian Cauã Fell, Rosiene Almeida Souza Haetinger
A JORNADA DE TRABALHO E SUA INFLUÊNCIA NA PRODUTIVIDADE: UM ESTUDO DE CASO EM UMA AGROINDÚSTRIA
Mylleny Silva Campos, Poliana Nunes Avelar, Gevair Campos, Cláudia Aparecida Machado
O EXERCÍCIO DA LIDERANÇA ORGANIZACIONAL: UM TREINAMENTO EM HABILIDADES SOCIAIS
Amanda Guindani Pelegrini, Michelle Engers Taube
TENSÕES ENTRE CIÊNCIA E JORNALISMO: UM PANORAMA
Lucas George Wendt, Flávio Roberto Meurer
DIREITOS DA PERSONALIDADE NO DIREITO PROCESSUAL CIVIL: A RELEVÂNCIA DA SEGURANÇA JURÍDICA NA PRESERVAÇÃO DAS GARANTIAS FUNDAMENTAIS
Welington Júnior Jorge Manzato, Marcelo Negri Soares, Izaque Pereira de Souza
INFLUENCIADORES DE MIGRAÇÃO: QUEM ENSINA COMO EMIGRAR?
Tulio Villafane-Fernandez
POBREZA E POLÍTICAS PÚBLICAS: DISCURSOS DA ELITE DO INTERIOR DO CEARÁ
James Ferreira Moura Junior, Antônio Ailton de Sousa Lima, Francileuda Farrapo Portela, Socorro Taynara Araújo Carvalho, Marina Passos Pereira Campos
IMPACTO DO CAPITAL CULTURAL FAMILIAR SOBRE OS PROCESSOS EDUCATIVOS EM TEMPOS DE PANDEMIA
Cristiane Ludwig Araújo, Fabiana Weischung Beck
O OUTRO 1939: GEOPOLÍTICA E REVISIONISMO HISTÓRICO ENTRE HITLER E STALIN
Luis Otávio Vilela da Cruz
CRIMIGRAÇÃO, A IMMIGRATION AND CUSTOMS ENFORCEMENT E O “EXCEPCIONALISMO AMERICANO”: UM ENSAIO CRÍTICO
Matheus Felten Fröhlich
Saiba mais
A Univates publica quatro revistas científicas, que recebem e divulgam a produção acadêmica de estudantes, professores e pesquisadores, tanto da Universidade quanto de outras instituições de ensino e pesquisa. São os periódicos “Estudo & Debate”, “Signos” e “Destaques Acadêmicos”. Mais recentemente foi lançado um periódico para a área das Ciências Jurídicas, o “Jus & Communitas”. O periódico “Caderno Pedagógico” encerrou suas atividades em 2017, 20 anos após o primeiro volume ter sido divulgado, em 1997.
Em 2017 uma nova forma de mensuração dos acessos às publicações foi implementada. Desde então, as publicações da Univates já somam mais de 1,2 milhão de visualizações de páginas. É uma média de quase 900 visualizações de páginas por dia, ininterruptamente, nos últimos quatro anos. Os acessos são oriundos de diversos países do mundo, em especial daqueles falantes de português.
Conhecimento em rede
As revistas da Universidade estão indexadas, ou seja, são reconhecidas e apresentadas, em diversas bases de dados, o que garante que os trabalhos publicados possam ser visualizados por usuários da internet que procuram por conteúdo científico em buscadores, como, por exemplo, o Google Acadêmico, os Sumários de Revistas Brasileiras (Sumários.org) e o Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto (Oasisbr).
Publicação on-line
Os últimos exemplares físicos das revistas foram disponibilizados em 2009. As publicações utilizam, desde 2010, o Open Journal System (OJS), sistema que permite o gerenciamento da submissão do material científico para publicação, do envio do material à divulgação dos estudos.
É um fundamento da ciência que os estudos sejam avaliados por outros cientistas, como uma forma de validar o conhecimento criado. É o que se conhece como avaliação por pares. Essa avaliação e revisão dos estudos, para garantir a imparcialidade, devem ser feitas sem que os avaliadores conheçam os responsáveis pelas pesquisas e os responsáveis, por sua vez, também não reconheçam os avaliadores.
Sistemas com o OJS permitem que os pares revisem o material científico sem conhecer detalhes adicionais, como os autores, apenas tendo acesso ao texto do estudo. Depois de avaliar, podem ser solicitados ajustes e explicações ? e todo o processo continua sem que os pesquisadores saibam por quem estão sendo avaliados.
