Os periódicos científicos são espaços reservados à comunicação científica. É por meio deles que os estudos são divulgados e os conhecimentos técnicos, acadêmicos e científicos são postos à disposição da sociedade. Assim como os eventos científicos, são espaços formais de apreciação e crítica do trabalho de pesquisadores ? o que permite à ciência evoluir por meio da construção colaborativa do conhecimento, que só é possível se as informações científicas circularem.
A revista Signos é um periódico da Universidade do Vale do Taquari - Univates e divulga a produção científica, publicando trimestralmente estudos em áreas diversas.
ENSINO DA CARTOGRAFIA EM RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: EXPERIÊNCIA DE REGÊNCIA NO ENSINO MÉDIO DO CENTRO TERRITORIAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO SERTÃO PRODUTIVO - CETEP
Kauane Araújo Nunes, Glauber Barros Alves Costa
CURSO DE FORMAÇÃO DOCENTE NO SÉCULO XXI: DESAFIOS, POTENCIALIDADES E APLICAÇÕES
Raquel Tusi Tamiosso, Renata Godinho Soares, Cadidja Coutinho
A CONFLUÊNCIA DAS DIDÁTICAS NAS PRÁTICAS DOCENTES: UM OLHAR SOBRE AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Sebastiao Fabiano de Queiroz Souza, Sheyla Maria Fontenele Macedo, Gilcilene Lélia Souza do Nascimento
PERSPECTIVAS PARA A ESCRITA ORTOGRÁFICA APÓS O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL
Luíza Vignoli Campos Lacerda
CARTOGRAFIAS DO ATELIÊ PRATEADO: O QUE AS CRIANÇAS DIZEM?
Camila Baseggio Gräff, Fabiane Olegário
A RELEVÂNCIA DA NEUROEDUCAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA, NA VISÃO DE PROFESSORES DO IFSUL
Mariane de Souza Ferreira, Marcus Eduardo Maciel Ribeiro
OS IMPACTOS DAS AÇÕES HUMANAS NO PLANETA TERRA: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR EM UM MUSEU INTERATIVO
Diodana Negrini Lisboa , Paulo Diego de Oliveira Navossat, Scheila da Rosa Rocha Serafim, Isabel Cristina Machado de Lara
WHAT DO BEGINNER STUDENTS FROM A BRAZILIAN LICENTIATE DEGREE IN SCIENCE COURSE REVEAL FACING A THEMATIZED PROBLEM IN LINEAR DIOPHANTINE EQUATIONS CONTEXT?
Wagner Marcelo Pommer
IDENTIDADE E DIFERENÇA: APROXIMAÇÕES E TENSIONAMENTOS SOBRE O PESQUISAR COM AS PROFESSORAS ALFABETIZADORAS NO CONTEXTO AMAZÔNICO
Antonia Fernanda Dutra Pinto, Rozane Alonso Alves
O PARADIGMA NA UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO FARMACÊUTICA E O FUTURO DO APRENDIZADO
Dayvid Batista Da Silva, Bruno Sant’Anna Rodrigues Da Silva, Karina Perrelli Randau
O MÉTODO NA PESQUISA ACADÊMICA: DINÂMICAS EM MEIO À PERSPECTIVA DA DIFERENÇA
Patrícia dos Santos Costa de Oliveira
ALFABETIZAR: (INTER)AÇÕES DIALÓGICAS E SABER-FAZER DOCENTE
Adriana Cavalcanti dos Santos, Érica Raiane de Santana Galvão, Jânio Nunes dos Santos, Viviane Caline de Souza Pinheiro
PROPOSTAS PEDAGÓGICAS PARA CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Hérica Zanatta, Sérgio Nunes Lopes
ENTRE O CHÃO DA ESCOLA E O QUARTO DE DESPEJO: A IMPORTÂNCIA DA VALORIZAÇÃO DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA
Letícia Regina Marcolin
FRAGMENTOS SOBRE EDUCAÇÃO NO CÍRCULO ESOTÉRICO DA PSICANÁLISE: CONTRIBUIÇÕES DA REVISTA BRASILEIRA DE PSICANÁLISE
Sérgio Choiti Yamazaki, Regiani Magalhães de Oliveira Yamazaki
REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE DISCENTES DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE O QUE É SER PROFESSOR
Handel Silas Ribeiro Queiroz, Paulo Sergio Pimentel de Oliveira, Marcos Vinícius Mendes de Oliveira, Marconi Silva de Andrade, Renata de Melo Cardoso Palmares, Felipe da Silva Triani
INDÍCIOS DE CONSCIÊNCIA SINTÁTICA EM TEXTOS DE ESTUDANTES DO ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Natália Taís Scherer, Kári Lúcia Forneck
ESTUDO SOBRE AS VIAS DE PRODUÇÃO DE CONHECIMENTO EM SAÚDE BUCAL A PARTIR DE OFICINAS DE TRANSCRIAÇÃO
Victória Saraiva Martins, Emília Carvalho Leitão Biato
ORALIDADE E ESCRITA: UMA ANÁLISE DA ILEGIBILIDADE DO TEXTO INFANTIL
Max Mateus Moura da Silva, Juscelino Francisco do Nascimento, Marinalva Aguiar Teixeira Rocha
LINGUAGEM, CONTROLE SOCIAL E IGNORÂNCIA: REFLEXOS DE “1984” NAS PRÁTICAS DISCURSIVAS CONTEMPORÂNEAS
Ana Paula Costa, Epaminondas de Matos Margalhães
ANÁLISE DE AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE EM ESCOLAS RURAIS DO RIO GRANDE DO SUL
Morgana Pappen, Amany Abdel Rahman Abu Hwas, Bruna Rezende Martins, Hildegard Hedwig Pohl, Letícia Lorenzoni Lasta, Suzane Beatriz Frantz Krug
ENTRE A PRESCRIÇÃO CURRICULAR E AVALIAÇÃO EXTERNA: IMPACTOS DA BNCC E DO ENEM NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA
Danilo Marcus Barros Cabral, Rivadavia Porto Cavalcante, Juliana Aparecida Silva Costa, Gleyde Ohana Ribeiro dos Santos, Maria Aparecida Mineiro
A ESCOLARIZAÇÃO DO LÉXICO: UMA ABORDAGEM DOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DE LÍNGUA PORTUGUESA À BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Renilson Nóbrega Gomes, Márcio Sales Santiago
ESCAPE ROOM NA SALA DE AULA: ENGAJAMENTO E COLABORAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA
Victor Matheus Dahmer, João Vitor Barbosa da Silva, Helena da Rosa Galeski, Everton Bedin
PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO EM UMA ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA NO CONTEXTO DA PANDEMIA
Fernanda Rodrigues Pigatto, Graziela Frainer Knoll
MOVIMENTOS PARA A AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NO BRASIL
Ildoana Paz Oliveira, Jane Márcia Mazzarino, Lucia Ceccato de Lima
ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: PERCEPÇÕES DE EGRESSOS DE CURSOS STRICTO SENSU SOBRE O IMPACTO NA ATUAÇÃO DOCENTE
Erisnaldo Francisco Reis, Sarah Fitarelli, Andreia Aparecida Guimarães Strohschoen
CURRÍCULO E ENSINO DE LINGUAGENS CULTURAIS DA VISUALIDADE EM UM INSTITUTO FEDERAL DA REGIÃO NORTE BRASILEIRA: ESTUDO DA PERCEPÇÃO DOCENTE
Nivia Rodrigues de Queiróz, Rivadavia Porto Cavalcante
NOTAS PARA UMA HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE SURDOS NO INSTITUTO NOSSA SENHORA DO BRASIL (BRASÍLIA, 1970-1981)
Mônica Oliveira dos Santos, Juarez José Tuchinski dos Anjos
MONITORIA COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM COLABORATIVA: PERSPECTIVAS SOCIOINTERATIVAS NO ENSINO DE CÁLCULO
Jeronimo Becker Flores
A TECNOLOGIA DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS E O SURGIMENTO DA TÉCNICA DA TRADUÇÃO EM LIBRAS
Edilena da Silva Frazão Sausen, Maria Sara de Lima Dias, Anderleia Sotoriva Damke
FORMAÇÃO DE PROFESSORAS: PRÁTICAS INCLUSIVAS E PARTICIPATIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Isaías dos Santos Ildebrand, Rejane Ramos Klein, Cátia de Azevedo Fronza
O IMPACTO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Vinicius Azambuja Ribeiro
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NO ENSINO MÉDIO: DESDOBRAMENTOS E IMPLICAÇÕES PARA O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM - UMA REVISÃO DE ESTUDOS
Marcelo Martin Heinrichs, Fabriny Aparecida Souza Mesquita, Cleci Teresinha Werner da Rosa, Aline Locatelli
A ELABORAÇÃO DE UM HERBÁRIO DIGITAL: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA NA PERSPECTIVA DA CIÊNCIA CIDADÃ PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA NO ENSINO FUNDAMENTAL II
Laiene Cabral Martins, Thamiles Brito Seixas, Stephane Ladislau da Cruz, Jaqueline Lima Praia
A NOÇÃO DE METODOLOGIA DE ENSINO NA MEDICINA: DISCURSOS DO COBEM SOB UMA PERSPECTIVA ARQUIVÍSTICA
Lucas Vieira, Ana Caroline de Moraes Oliveira, Etyany Lays Mariano Da Costa, Leide da Conceição Sanches
EXPLORANDO OS CONCEITOS DE MATÉRIA E ENERGIA: UMA PROPOSTA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES
Francisco Machado da Cunha , Camila Aparecida Tolentino Cicuto, Márcia Maria Lucchese
POSSIBILIDADES DIDÁTICAS COM A BONECA ABAYOMI: DA EDUCAÇÃO BÁSICA AO NÍVEL SUPERIOR
Hermenegildo Moreira da Costa Neto, Iandra Fernandes Caldas
MODELOS VIRTUAIS TRIDIMENSIONAIS PARA O ENSINO DA ANATOMIA HUMANA: UM ESTUDO DE CASO BASEADO NA TEORIA DA MEDIAÇÃO COGNITIVA
Leo Rodrigo De Sousa Silva Santos, Daniele Trajano Raupp, Anelise Levay Murari
LETRAMENTO HISTÓRICO E DESAFIOS NA APRENDIZAGEM: O ENSINO DE HISTÓRIA MEDIEVAL NO SEXTO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Raphaela Hildita de Sá Guedes Deodato, Luciano José Vianna
Saiba mais
A Univates publica três revistas científicas, que recebem e divulgam a produção acadêmica de estudantes, professores e pesquisadores, tanto da Universidade quanto de outras instituições de ensino e pesquisa. São os periódicos “Estudo & Debate”, “Signos” e “Destaques Acadêmicos”. O periódico “Caderno Pedagógico” encerrou suas atividades em 2017, 20 anos após o primeiro volume ter sido divulgado, em 1997.
Em 2017 uma nova forma de mensuração dos acessos às publicações foi implementada. Desde então, as publicações da Univates já somam mais de 1,2 milhão de visualizações de páginas. É uma média de quase 900 visualizações de páginas por dia, ininterruptamente, nos últimos quatro anos. Os acessos são oriundos de diversos países do mundo, em especial daqueles falantes de português.
Conhecimento em rede
As revistas da Universidade estão indexadas, ou seja, são reconhecidas e apresentadas, em diversas bases de dados, o que garante que os trabalhos publicados possam ser visualizados por usuários da internet que procuram por conteúdo científico em buscadores, como, por exemplo, o Google Acadêmico, os Sumários de Revistas Brasileiras (Sumários.org) e o Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto (Oasisbr).
Publicação on-line
Os últimos exemplares físicos das revistas foram disponibilizados em 2009. As publicações utilizam, desde 2010, o Open Journal System (OJS), sistema que permite o gerenciamento da submissão do material científico para publicação, do envio do material à divulgação dos estudos.
É um fundamento da ciência que os estudos sejam avaliados por outros cientistas, como uma forma de validar o conhecimento criado. É o que se conhece como avaliação por pares. Essa avaliação e revisão dos estudos, para garantir a imparcialidade, devem ser feitas sem que os avaliadores conheçam os responsáveis pelas pesquisas e os responsáveis, por sua vez, também não reconheçam os avaliadores.
Sistemas com o OJS permitem que os pares revisem o material científico sem conhecer detalhes adicionais, como os autores, apenas tendo acesso ao texto do estudo. Depois de avaliar, podem ser solicitados ajustes e explicações ? e todo o processo continua sem que os pesquisadores saibam por quem estão sendo avaliados.
